BULDOGUE

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

BULDOGUEA origem do Buldogue vem do cruel esporte “bull-baiting” (lutas com touros), que se originou na Inglaterra do século 13. O objetivo do cachorro era atacar e enfurecer o touro agarrando o animal, normalmente pelo nariz. Isso era considerado não apenas entretenimento, mas também se acreditava que a carne do touro ficava mais saborosa se ele fosse provocado antes de abatido. Alguns Buldogues eram usados também para “bearbaiting” (lutas com ursos), como puro entretenimento. Os donos davam muita importância para a ferocidade de seus cães e, especialmente, para sua resistência à dor. Existem histórias horripilantes de treinadores que testavam a resistência dos cães prendendo os animais nos touros, que já tinham sido torturados pelo treinador. Em 1835, a luta com touros foi considerada ilegal e começou uma nova fase para o Buldogue. Foram feitos alguns esforços para que os cães lutassem entre eles, mas sem sucesso.

A raça teria sido extinta se não ganhasse tantos admiradores que a salvou por meio da seleção de baixa ferocidade e destacando seus traços físicos. A experiência deu tão certo que o Buldogue se tornou um cão extremamente amável, jovial, cômico e se dá muito bem com crianças. É moderadamente simpático com estranhos, se dá bem com outros animais domésticos, mas pode ser um pouco encrenqueiro com outros cães. É muito teimoso e tem dificuldade em aprender comandos. É um dos cães mais difíceis de ensinar, educar e adestrar.

É de estatura pequena, largo, compacto, com cabeça volumosa e maciça. O peso ideal para os machos é de 24 a 25 kg; das fêmeas, 22 a 23 kg. A altura, não indicada pelo padrão, fica em torno de 30 a 35 cm. O seu crânio deve ser largo (quanto mais largo, melhor), com faces que se estendem até os lados dos olhos; e a pele que recobre o crânio e a fronte deve recair cheia de rugas. O focinho é curto e achatado, o nariz largo e preto, as narinas amplas; os lábios superiores pendentes; e o maxilar inferior deve ultrapassar bastante o superior. Olhos redondos, muito separados, muito escuros; orelhas pequenas e delicadas, dobradas para trás, em forma de rosa; pescoço arqueado, com barbela; cauda trazida baixa; pelo curto e macio de cor ruiva e branca, ou então branco salpicado; o negro não é permitido. A expectativa de vida é de oito a dez anos.

Antes de levar um Buldogue para casa, é importante levar em conta estas particularidades:

– É daqueles cães que vão eleger um dono na família e vai virar sua verdadeira sombra, idolatrando-o e seguindo para todos os lugares. Ele gosta da companhia de toda a família, se dá bem com estranhos e é ótimo companheiro, mas ele vai nutrir um amor especial pelo eleito da casa.
– É um cão braquicefálico, ou seja, tem problemas para respirar. Por isso, é comum ir parar em hospitais com hipertermia após muito exercício ou se for exposto ao calor muito forte. O passeio precisa ser sempre em horários mais frescos, no fim da tarde ou à noite. Como tem o pelo muito curto e sem subpelo, não se dá bem também com baixas temperaturas.
– Ama crianças e adora brincar com elas por horas. São é forte, com ótima tolerância para dor, por isso não se incomoda com a brincadeira bruta das crianças.
– As rugas do rosto precisam ser cuidadas todos os dias, pois elas acumulam lágrimas e sebo e podem ter fungos. É importante manter as dobras do rosto sempre secas (limpe com gaze e seque bem). Outro cuidado muito importante é em relação a piscinas e praias. Essa raça não sabe nadar, e devido à sua estrutura, ela afunda igual uma pedra na água. Se quiser levar seu cão pra nadar, compre um colete próprio pra cães, assim você protege seu cachorro de um possível acidente.
– Tem muita propensão à obesidade e é muito preguiçoso, o que aumenta as chances de ficar gordo. É importante passear com ele todos os dias. Mas cuidado com exercícios em excesso ou durante o sol quente.
– É uma das raças que mais tem problemas de saúde de que se tem notícia. Além de serem braquicefálicos e não conseguirem ficar no calor ou fazer muito exercício, eles tem muito problema de pele (alergias e dermatites em geral). A maioria dos donos luta a vida toda para controlar a pele do cão. Devido à sua estrutura e coluna comprimida, tem muito problema de coluna, displasia, hérnia, etc. Jamais deixe subir e descer escadas com muita frequência, subir e descer do sofá e da cama, etc. Isso vai facilitar pra um problema no futuro. Em virtude da grande cabeça, os filhotes têm dificuldade para nascer, razão porque, com frequência, recorre-se à intervenção cesariana. Quem tem um Buldogue deve ter em mente que fará muitas visitas ao veterinário.

* Fontes: Tudosobrecachorros.com.br e Todos os Cães (Gino Pugnetti).

* Foto: Tudosobrecachorros.com.br.

Compartilhe