HOSPITAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O Hospital Nossa Senhora de Fátima foi inaugurado em 16 de Março de 1958 por um grupo de médicos e empresários da região de Patos de Minas. Nascido da pertinácia do Dr. José Wilson Ferreira Pires, fincou raízes com o apoio de pessoas que acreditaram na audácia do projeto e no potencial da cidade.

A primeira diretoria foi composta por Dr. José Wilson Ferreira Pires (Diretor-Gerente), Urias Nunes de Paula (Diretor-Presidente), Dr. Antônio Paulo Ximenes de Morais (Diretor-Tesoureiro) e Dr. Ary Guimarães (Diretor-Médico).

Esses homens não mediram esforços para concretizar o antigo sonho de dotar a cidade de um hospital que aliasse o humanismo e o afeto de profissionais médicos, à tecnologia mais avançada existente naquela época. Esse sonho, enfim, tornou-se realidade, e desde então o HNSF cresceu em tamanho, diversidade de cuidados médicos e hospitalares, adquirindo perante a comunidade o respeito pelos serviços por ele prestados.

Com o passar dos anos, novos médicos incorporaram-se ao corpo clínico. e outros profissionais como enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e farmacêuticos, uniram-se ao grupo para desenvolver um trabalho multidisciplinar de excelentes resultados, sempre mantendo os princípios éticos e humanísticos dos fundadores.

Hoje, o Hospital Nossa Senhora de Fátima é reconhecido em Patos de Minas e região pela qualidade assistencial dispensada ao enfermo, realizada com o binômio humanismo-tecnologia. Atendendo a vários convênios e particulares, o HNSF conta com 41 médicos de 24 diferentes especialidades, oferecendo aos pacientes necessitados de internação cerca de 29 leitos em enfermaria, 26 leitos em apartamentos, além de 8 leitos de CTI, 4 leitos de neonatologia, além de bloco cirúrgico-obstétrico e pronto socorro com infra-estrutura adequada para garantir o bom trabalho da equipe médica.

Modernos aparelhos de diagnóstico médico, como tomografia computadorizada helicoidal, ultrassonografia com doppler, ecodopplercardiograma colorido, doppler vascular, eletrocardiografia e ergometria computadorizadas, MAPA, holter, mamografia, densitometria óssea, radiologia, eletroencefalografia, polissonografia, laboratório de análises clínicas, colonoscopia, endoscopia digestiva, cistoscopia, audiometria, entre outros, auxiliam com qualidade e cuidados necessários ao exercício qualificado da medicina junto aos pacientes do HNSF.

As equipes cirúrgicas contam com médicos altamente especializados que realizam procedimentos cirúrgicos com técnicas e equipamentos de última geração, como cirurgias por videolaparoscopia, artroscopia, litotripsia endoscópica, cirurgia videocolonoscópica, possibilitando ao ato cirúrgico menor agressividade e melhor recuperação do doente. O CTI é montado com experiente equipe médica e de paramédicos, sob a coordenação de um intensivista e apoio diuturno de cardiologistas, neurologistas e cirurgiões, entre outros, além de também possuir equipamentos modernos, como respiradores, monitores e desfibriladores que garantem o melhor atendimento ao paciente grave.

O Pronto Atendimento é realizado por clínicos e cardiologistas encontrados no hospital durante todo o dia e noite, além de disponibilidade de pediatras, ginecologistas-obstetras, cirurgiões e ortopedistas.

A visão do corpo clínico do HNSF é voltada para a busca da perfeição, lutando a cada dia para a capacitação individual e aquisição de conhecimentos e tecnologia com o objetivo de melhor atender aos pacientes do hospital. Dentro desta ideologia e compromisso, as metas são traçadas e perseguidas, e a certeza de que o futuro será de um hospital ainda melhor, mais avançado, mais humano, como merece a população de Patos de Minas e todo Alto Paranaíba.

O Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima tem como missão oferecer serviços de saúde com alta tecnologia no diagnóstico e tratamento, além de excelência na humanização do atendimento, visando sempre a satisfação integral de toda a clientela. Seu Corpo Clínico é diferenciado, com especialização em suas respectivas áreas e atualização constante.

O HMNSF tem como objetivo maior ser o melhor hospital do interior de Minas Gerais, constituindo-se em referência quanto ao diagnóstico e tratamento, agindo sempre com transparência e foco no cliente e oferecendo aos seus colaboradores um ótimo clima de trabalho. Em 2013, de sua pauta de valores constam, além dos já mencionados, os seguintes:

– Formação de uma equipe muitiprofissional em processo de melhoria contínua e trabalhando de forma integrada.

– Ética nas relações.

– Competência técnica como pré-requisito básico, para ingresso no hospital.

– Habilidades de relacionamento intra e inter-pessoal.

– Atitudes pró-ativas, para superar as expectativas dos clientes.

– Busca permanente de valorização de toda a cadeia de valor, visando a sua plena satisfação, especialmente do cliente interno.

– Responsabilidade sócio-ambiental com o objetivo de geração de emprego, renda, impostos e taxas, sem agressão ao meio-ambiente.

– Política permanente de Reconhecimento e Recompensas para os colaboradores.

– Trabalho contínuo para permitir que Patos de Minas (MG) se consolide como Pólo Regional de Saúde.

– Respeito pela história cinqüentenária do hospital e responsabilidade das ações implementadas.

– Tradição que se moderniza diariamente, com inovação e adoção de tecnologias de ponta.

* Fonte e fotos: Fotohistória do Hospital Nossa Senhora de Fátima, de Oliveira Mello.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in