INAUGURADA A “VACA MECÂNICA”

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

INAUGURADA A VACAO Prefeito Municipal, Arlindo Porto Neto, entregou à população carente de Patos de Minas, mais uma importante realização no campo do atendimento social.

Em solenidade acontecida na sede do Centro Social Urbano, às 20:30 horas do dia 28 p.p. foi oficialmente inaugurada a Usina de Beneficiamento de Soja, apelidada de imediato pela população de “Vaca Mecânica”, em razão de sua principal finalidade, que é produzir leite, a partir daquele cereal de grande valor nutritivo.

A iniciativa da Prefeitura, de instalar em Patos de Minas, uma “Vaca Mecânica”, teve origem por ocasião da realização em nossa cidade, em agosto de 1985, de um seminário cujo tema foi: “Alimento e Alimentação – Um desafio a ser vencido”, abordando o desequilíbrio alimentar das camadas mais carentes, e as possíveis soluções que alguns alimentos apresentam para esse grave problema, destacando-se o alto teor nutritivo e opcional que a soja provou conter.

Naquela oportunidade, o prefeito Arlindo Porto, entusiasmado com a versatilidade e com o grande valor nutritivo da soja, prontificou-se a elaborar um projeto, visando instalar em Patos, uma usina de beneficiamento de leite a partir daquele cereal, hoje bastante abundante em nossa região.

Elaborado o projeto, o mesmo recebeu apoio unânime da nossa Câmara Municipal, que o aprovou em clima de entusiasmo, com nossos vereadores reconhecendo o seu alcance social, uma vez que virá beneficiar diretamente crianças carentes na faixa etária entre 6 meses e 5 anos.

Aprovado o projeto de lei, passou-se imediatamente à fase de execução das obras de instalação da usina no Centro Social e Urbano.

O custo do programa, na fase de implantação, foi da ordem de 250 milhões de cruzeiros, representando aquisição de maquinário, de acessórios e instalações gerais.

Para sua manutenção, serão gastos mensalmente, cerca de 30 milhões de cruzeiros, a preços atuais, e segundo informação do Prefeito Arlindo Porto, todos esses recursos oriundos dos cofres municipais.

Nesta primeira etapa de funcionamento, que vai até julho do corrente serão atendidas cerca de 1.280 crianças por dia, estando prevista a expansão deste atendimento para cerca de 5 mil crianças, a partir de julho de 86.

A supervisão estará a cargo da gerente do Centro Social Urbano, Maria Cristina Fonseca, contando ainda o projeto com 3 funcionários municipais.

Na fase atual, iniciada em 27 de janeiro, a “Vaca Mecânica” está produzindo 2.500 saquinhos de 250 ml de leite, com sabores diferentes, sendo beneficiados 60,5 quilos de soja, na proporção de 8 saquinhos por um quilo.

Além do leite, o programa oferecerá ainda resíduos de soja para serem utilizados pela população, para confecção de outros alimentos obtidos através de cursos de culinária mantidos em convênio e ministrados pelas assistentes sociais do Centro Regional de Saúde de Patos de Minas.

Funcionários do nosso Centro Regional de Saúde acompanharão o desempenho do programa, orientando as mães sobre cuidados com a alimentação e o desenvolvimento de seus filhos.

Para se chegar às famílias que estão sendo beneficiadas com a iniciativa, foram efetuados levantamentos cadastrais nos bairros periféricos de nossa cidade, com a colaboração das associações de moradores.

O controle será rigoroso, evitando-se assim, distorções na distribuição dos produtos e beneficiando realmente as famílias de baixa renda.

No dia 28 de janeiro, com as máquinas em ponto de funcionamento, e com o projeto testado e aprovado, foi feita a inauguração festiva, com justa alegria dos administradores e da população.

Presentes à solenidade: o prefeito Arlindo Porto Neto (acompanhado de sua dinâmica esposa, Maria Coeli Memória Porto); o Presidente da Câmara Municipal, Adalto Antônio Gonçalves; os vereadores Silvio Gomes de Deus, Heleno Luiz, Avencer Miquelante e Elterson Gonçalves de Magalhães; D. Jorge Scarso, Bispo Diocesano; Delegada da 18.ª Delegacia Regional de Ensino, Professora Martha Caixeta de Queiroz; o Deputado Federal José Mendonça de Morais; o Subtenente João Carlos Farias de Souza, comandante do TG-04.013; o Tenente-Coronel Raimundo Nonato Vieira, comandante do 15.º BPM; Coronel Mota, ex-Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais; Pedro Pereira dos Santos, presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas; Dr. Waldomiro Clarimundo da Fonseca, Diretor do Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Patos; Dr. Alírio Martins, Presidente da CEAPS; Dr. Carlos Martins Neto, Diretor do Centro Regional de Saúde de Patos; assistentes sociais; representantes de entidades de classe, clubes de serviços, associações de moradores, várias autoridades, imprensa e populares.

Usando da palavra, o prefeito Arlindo Porto Neto teceu considerações sobre o programa, ressaltando seu alto alcance social, entregando assim, oficialmente à comunidade, a “Vaca Mecânica”.

Vários oradores se manifestaram na oportunidade, todos destacando a grande importância da obra que se inaugurava, e seu significado social, beneficiando inúmeras crianças de nossa cidade.

O bispo Diocesano, D. Jorge Scarso, procedeu à bênção das instalações, e após a visita dos presentes, foram servidas diversas iguarias feitas pelas mães beneficiadas pelo programa, a partir da soja, todas com ótimo sabor e alto teor nutritivo.

Com a inauguração da “Vaca Mecânica”, o prefeito Arlindo Porto Neto e a Câmara Municipal de Patos, somam pontos positivos para o Poder Público Municipal, ao tornar realidade, mais uma importante obra de cunho verdadeiramente social.

* Fonte: Texto de Antônio Laércio da Rocha publicado na edição n.º 132 de 31 de janeiro de 1986 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Pontagrossa.pr.gov.br, meramente ilustrativa de um equipamento de produção de leite de soja.

Compartilhe