LIMPA VIDRO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PEIXES.

LIMPA VIDROO Limpa Vidro (Otocinclus ssp.) é originário da América do Sul, encontrados com maior frequência em toda a bacia amazônica, sul do Brasil e no Paraguai. A sua característica de maior destaque, a que lhe deu o nome e a que faz haver tanta demanda é o fato deles limparem literalmente os vidros do aquário, utilizando sua boca como se fosse uma ventosa, sugando e raspando o alimento do vidro. Geralmente fica horas grudado em um determinado lugar, imóvel, se alimentando de algas, fitoplanctos e fungos indesejáveis, sua dieta básica, que deve ser complementada com ração apropriada.

Sempre quando ouvimos sobre peixes que limpam os vidros dos aquários, logo vem em nossa mente o Cascudo, que é uma das principais espécies que tem essa função, mas somente o Otocinclus ssp. é que recebe o nome de Limpa Vidro. Existem mais de 20 espécies, bastante semelhantes entre si.

Em relação ao comportamento com outros peixes, vive muito bem com todos, pois é dócil e tranquilo, mas não é recomendável colocá-lo com peixes muito maiores do que ele, pois ele pode tentar se alimentar do muco que alguns peixes como os discos produzem na sua pele, ou ao contrário ele pode ser a vítima, e ser comido por peixes maiores. Só o coloque no aquário depois que já houver formado o limo nas pedras, plantas ou mesmo nos vidros, pois a ração apropriada poderá não ser suficiente para nutri-lo e ele vir a morrer. Além do mais

O tamanho geralmente é de cinco ou seis centímetros, podendo viver pouco mais de cinco anos se forem sempre bem tratados. À medida que vão envelhecendo e crescendo vão deixando de trabalhar tanto nos vidros, pelo que é importante ter pelo menos três destes peixes, além do que gostam de conviver em grupos de oito ou mais indivíduos.

A reprodução de Limpa Vidros é algo bastante difícil de acontecer (mas não impossível). O casal necessita de pouca iluminação onde possam colocar os ovos, mas nem sempre é possível num aquário, muito menos sendo um aquário comunitário com peixes de espécies diferentes. É bastante difícil distinguir o sexo, sendo a única diferença visível o fato das fêmeas serem maiores e mais redondas do que os machos.

Em relação à água do aquário, esta deve ter uma temperatura entre 19ºC a 28°C (a média ideal é 25ºC), com um pH de 6.7 a 7.0 e ainda um dH¹ entre 5 – 15. Estes não são valores absolutos, mas são valores ideais. Os aquários de 40 litros são os ideais.

Comentário do aquariofilista Emerson Kawasaki: Tenho um aquário de 72 litros que estava infestado de algas marrons cobrindo as plantas e o substrato. Havia apenas uns quatro paulistinhas, mas resolvi removê-los para um outro aquário, trocando-os por uma “equipe de limpeza”, formada por quatro Limpa-Vidros e um Coridora. Nos dois primeiros dias tudo permaneceu como estava, mas no terceiro dia, quando vi o aquário, me surpreendi: as plantas e o cascalho estavam limpos e nas folhas das plantas podia-se observar uma grande quantidade de fezes. Foi realmente impressionante o trabalho realizado por esses pequenos “garis”. São pacíficos, pouco exigentes e muito eficientes, sendo uma ótima escolha para aquários comunitários.

Comentário do aquariofilista Castelo Branco: Além do que foi dito acima, a respeito da eficiência deste peixe como comedor de algas, devo exaltar sua resistência. Em 1999 fiz uma transição radical no meu aquário. De amazônico para ciclídeos africanos, mas por um descuido, não percebi que um pequeno limpa vidros fora esquecido junto com os peixes africanos. Para minha surpresa, ele sobreviveu tanto a mudança de pH (de 7.1 para 7.7) como aos ciclídeos (ele ficava escondido durante o dia e se alimentava à noite). Ele resistiu bravamente por quatro meses, quando acabei com a montagem de africanos e voltei à montagem original, dando-lhe paz e sossego novamente.

* 1: O grau de dureza da água está condicionado à quantidade de sais que ela contém e é definido pelo símbolo dH. O dH indica a quantidade de matéria mineral dissolvida em uma determinada água. Para o aquariofilista interessa principalmente os sais de calcário.

* Fontes: Aquahobby.com, Euamomesusanimais.com.br e Peixes.animais.info e Peixesdeaquario.com.br.

* Foto: Peixesdeaquario.com.br.

Compartilhe