PREFEITO INAUGURA CORETO E RECEBE ACERVO DE ARTE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

CORETO 1Patos de Minas viveu nos dias 21 e 22 últimos [12/1985], importante momento cultural, com o Prefeito Arlindo Porto Neto recebendo de artistas patenses, 60 telas retratando artisticamente a memória patense, e inaugurando o Coreto Municipal, com muita festa e intensa participação popular. Foi sem dúvida um final de semana de grande movimentação cultural e artística em nossa cidade.

Num movimento encabeçado pela UNARTE – União dos Artistas e Artesãos de Patos de Minas, tendo à frente sua presidente Marialda de Amorim Coury Martins, foram doadas à municipalidade, 60 quadros de arte, retratando pontos pitorescos e históricos de nossa cidade.

A participação dos nossos artistas plásticos foi excelente, com todos se dispondo a colaborar com a formação do nosso Acervo Cultural, doando uma ou mais obras de sua autoria.

No dia 21, às 19:30 horas, aconteceu a solenidade de doação dos quadros à municipalidade, com a presença dos artistas, de várias autoridades, representantes de nossas entidades culturais, populares e de toda a imprensa.

A Presidente da UNARTE, fez seu pronunciamento, abordando vários temas culturais, com destaque para a entrega do acervo de arte ao Município, reiterando a necessidade de se construir em Patos, o nosso tão almejado Centro Cultural.

O Prefeito Arlindo Porto Neto recebeu em nome do município, as 60 telas doadas pelos nossos artistas, expressando “sua gratidão e a sua alegria em poder confirmar o amadurecimento do nosso setor artístico, que eleva e dignifica Patos de Minas, com gesto tão expressivo, talvez até inédito em Minas Gerais”.

Com a doação dos quadros, Patos de Minas inicia e muito bem, o seu Museu de Arte, e o fato vem acentuar a necessidade de que seja construído o mais breve possível, nosso Centro Cultural, para abrigar nossas mais diversas tendências e linhas culturais.

Ainda naquela ocasião, foi prestada uma justa homenagem ao senhor Vicente Nepomuceno, consagrado artista patense, que tem dado sua inestimável colaboração nos mais diversos campos da arte patense, como teatro, pintura, escultura. Senhor Vicente foi saudado pela Advogada Dra. Elvira Porto Cordeiro, que enalteceu num belo pronunciamento, as qualidades artísticas e pessoais do homenageado, num momento de emoção e de justo reconhecimento pelo seu excelente e incansável trabalho em favor de nossa arte.

Após a solenidade de doação do Acervo Cultural ao município, foi aberta à visitação pública, a exposição das telas doadas, com uma excelente participação do povo patense.

Apesar dos contratempos da chuva que caia no dia 21, o que resultou num pequeno número de populares presentes à praça defronte à Prefeitura, o Prefeito Arlindo Porto Neto presidiu a inauguração do nosso Coreto Municipal. Presentes à solenidade, o Deputado Federal José Mendonça de Moraes; o Presidente da Câmara Municipal Vereador Adalto Antônio Gonçalves; o Vice-Presidente daquela Casa Legislativa, Dr. Benedito Corrêa da Silva Loureiro; o Vereador Romero Santos da Silva, Secretário da Câmara Municipal de Patos e Presidente da Casa da Casa da Cultura; Dr. Carlos Martins Neto, Diretor do Centro Regional de Saúde de Patos; Professora Martha Caixeta de Queiroz, Diretora do Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura de Patos; Marialda de Amorim Coury Martins, Presidente da UNARTE; Antônio Laércio da Rocha, representando a FUCAP; representantes de entidades culturais, de classe e clube de serviços, artistas, imprensa e populares.

A placa inaugural foi descerrada pelos representantes da UNARTE (Marialda de Amorim Coury Martins), da Casa da Cultura de Patos (Romero Santos da Silva) e da Fundação Cultural do Alto Paranaíba (Antônio Laércio da Rocha), atendendo a convite feito pelo senhor Prefeito Arlindo Porto.

Logo após, Monsenhor Sebastião Fernandes procedeu à benção do Coreto, representando na oportunidade, Sua Excelência Reverendíssima D. Jorge Scarso, que não pôde comparecer à solenidade.

Procedida a bênção, Monsenhor Sebastião pronunciou um vibrante discurso, ressaltando as qualidades administrativas e pessoais do nosso Prefeito, e o valor inestimável daquela obra inaugurada.

O Prefeito Arlindo Porto fez o seu pronunciamento, reafirmando sua intensão de continuar apoiando as iniciativas de cunho cultural em Patos de Minas, e entregando à população patense, o Coreto Municipal, sendo muito aplaudido pelos presentes.

A Lyra Mariana Patense, que na oportunidade estreava uniforme completamente novo também doado pela municipalidade, executou o Hino a Patos de Minas (Música do nosso saudoso Bispo Diocesano D. José André Coimbra e Letra do também saudoso e culto Professor Zama Maciel).

Estava prevista uma extensa programação artística para marcar a inauguração do nosso Coreto, mas no sábado, apenas a Lyra Mariana Patense se apresentou, executando vários números musicais, alegrando a fria e chuvosa noite inaugural.

No domingo, dia 22, ainda dentro da programação de inauguração do Coreto, aconteceu pela manhã, o programa radiofônico “Só Para Crianças”, que nossa Rádio Clube de Patos vem apresentando há mais de 30 anos. Programa foi animado pelo seu criador, radialista Wulfrano Patrício e pelo jovem locutor e seu atual animador, Jonas Silva, havendo uma excelente participação da criançada patense.

Durante todo o dia, foram acontecendo apresentações artísticas, envolvendo folclore, música sertaneja, música popular brasileira, serestas, culminando com um verdadeiro carnaval, animado pelo nosso Clubinho Carnavalesco do Povo, que durou até o início da madrugada.

Foi um final de semana realmente muito importante para o movimento artístico cultural patense, e para a população de nossa cidade, que agora passa a contar com um excelente local para lazer e cultura.

* Fonte: Texto de Antônio Laércio da Rocha publicado na edição n.º 130 de 31 de dezembro de 1985 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Udiviagens.blogspot.com (1993).

Compartilhe