DOCUMENTO SOBRE A FÁBRICA DE FERRO DO AREADO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O início da produção de ferro na região de Patos de Minas teve início nos anos de 1880. A Fábrica de Ferro do Areado¹ foi uma realidade inquestionável, mas nem a própria Câmara de Patos tinha maiores informações, como bem atesta este documento. Pelo visto, o Governo de Minas enviou um ofício à Câmara em 21 de fevereiro de 1880 e uma circular em 21 de dezembro do mesmo ano, solicitando informações a respeito. Em 28 de abril de 1881, o legislativo patense respondeu.

Excelentíssimo senhor:

A Câmara Municipal desta Vila de Patos, tem a honra de responder o ofício de V. Excia., de 21 de Fevereiro, e circular de 21 de Dezembro último.

Esta Câmara tem a honra de informar a V. Excia., que, neste município não existem as seguintes indústrias: Ensino Profissional, indústria manufatureira e indústria extrativa de pesca.

Existe, porém, uma mina de chumbo na Freguesia do Areado, na Fazenda Nacional, há muitos anos foi lavrada; e de aí para cá está em abandono até o presente, e dista da Freguesia do Areado 2 léguas, e desta Vila 8 ½ léguas.

Existe, porém, em começo, na mesma Freguesia, na Fazenda das Caboclas, uma fábrica para a fundição de ferro, organizada por uma companhia particular, composta dos senhores Chrispiniano Tavares, Antônio Zacharias Álvares da Silva¹ e Francisco de Paula Oliveira; existe anexo ao estabelecimento em começo uma grande mina de ferro, de primeira qualidade, e segundo alguns ensaios feitos pelos senhores drs.  Manoel Thimóteo e Olegário Dias Maciel, o mineral bruto foi calculado em 75%.

Esse estabelecimento dista da Freguesia do Areado 1 ½ légua e desta cidade 8 léguas; da Lagoa Formosa 5 léguas; do Carmo do Arraial Novo 9 léguas; Tiros 9; Marmelada 20; São Francisco das Chagas 15; Confusão 18; Araxá 30; Patrocínio 20 léguas.

Há dificuldade para o transporte de seus produtos.

Não podendo dar esclarecimentos exatos desse estabelecimento, por estar ainda muito em começo.

Não consta a esta Câmara, quando e nem por quem foi concedido permissão, e nem se foram concedidos favores provinciais.

É o que a Câmara pode informar a V. Excia., relativamente à circular acima mencionada.

Deus Guarde a V. Excia. – Paço da Câmara Municipal da Vila de Patos, em sessão ordinária de 28 de abril de 1881.

Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor Presidente desta Província de Minas Gerais.

Bernardino Antônio Borges, Presidente.
Jacob Baptista Marra
Antônio Baptista Coelho
José Pereira Caixeta
Manoel Francisco dos Santos

* 1: Leia “A Fazenda do Chumbo” e “Fábrica de Ferro do Areado”.

* 2: Leia “Antônio Zacarias Alvares da Silva”.

* Fonte: Domínio de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Local onde se localizava a fábrica, do livro Motta & Mota, de Edilson Corrêa da Mota e Hudson Rangel de Souza (2007).

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in