ANTÔNIO SECUNDINO VISITA PATOS EM 1938 E FALA DE NOSSOS CEREAIS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

SECUNDINOEntre os filhos de Patos que mais têm se distinguido fóra de suas fronteiras, quer como homem de ciencia, quer como professor, está incontestavelmente o Dr. Antonio Secundino S. José¹. Filho de tradicional familia patense, saiu da terra natal ainda menino, e, formando-se em Viçosa, depois de um curso brilhantissimo, foi nomeado professor do grande estabelecimento, graças suas excepcionais qualidades de inteligencia e capacidade de trabalho. Ali, é professor de Agronomia e Genética, e chefe da Seção de Melhoramento de Plantas. O seu nome é dos mais destacados entre a pleiade notavel de professores do maior centro agricola do país.

O prof. Secundino chegou a esta cidade em visita a sua familia, que, quase toda, residia em Santa Rita². Hospedado no Hotel da Luz, fomos procurá-lo para pedir-lhe impressões da terra que não via ha anos.

O seu padrasto o venerando sr. Antonio Batista Marra, facilitou-nos a palestra com o ilustre cientista. Pedimos que dissesse algumas palavras para os leitores de “Folha de Patos”.

Como lhe perguntassemos quais foram as suas impressões da cidade, fluentemente, S. S. respondeu:

Fóra de Patos ha quasi cinco anos, foi-me sumamente grata a surpresa de encontrar a cidade sob um entusiasmo novo, moderno, que se patenteia no grande numero de construções e melhoramentos publicos. Patos atravessa uma fáse historica de seu desenvolvimento economico. O diamante e o trigo, embora, na minha opinião, não venham a constituir a riqueza principal do Municipio, têm servido para mostrar ao resto do país a qualidade excelente das suas terras e as possibilidades quasi unicas no nosso Estado para se transformar num dos mais poderosos celeiros de cereais do Brasil.

E sobre o Campo de Sementes da Cascata, que nos diz?

Visitei e me entusiasmei com o trabalho iniciado no Campos de Sementes, especialmente com a cultura do trigo. A minha experiencia leva-me a dizer que a mais importante alavanca do progresso entre nós é a disseminação, diretamente, à lavoura, da tecnica agricola moderna.

E as possibilidade da cultura do trigo em nossa terra?

Não tenho duvida sobre a possibilidade de Patos vir a ser um grande centro triticola. Entretanto, muito ha ainda que se fazer para que se coloque a produção desse precioso cereal em bases economicas. Que prossigam os esforços e os estudos dos governos, em cooperação com a lavoura patense, e num futuro bem proximo, Patos estará vivendo dias de rara prosperidade e vertiginoso progresso. Experiencias em maior escala precisam ser feitas para que se esclareçam pontos vitais a uma cultura economica, tais como variedades adaptaveis ao meio, epoca de plantio, metodos culturais mecanisados, o problema da irrigação, etc. Entretanto, repito, o que já se fez nos leva às mais promissoras esperanças.

Será de vantagem a creação de uma estação experimental em Patos?

A experimentação cientifica é o unico fator absoluto de informação da agricultura moderna. E Patos, devido à prodigiosa fertilidade e configuração privilegiada de suas terras, está fadada a ser, dentro de muito breve, não só um centro de produção de primeira plana, como ainda um exemplo a todo o Brasil do valor da agricultura racional. Em nenhuma das regiões do Estado seria de maior alcance a creação de uma Estação Experimental em proporções mais vastas, que em Patos. Um estabelecimento desta natureza, que procurasse entrar em contacto direto com a classe dos agricultores, ministrando a todos conhecimentos, sementes, facilitando a aquisição de maquinas, traria ao Municipio, em dez anos, o que qualquer outra fonte de melhoramento o conseguiria em vinte anos.

Que pode o professor nos dizer sobre a qualidade de nossos cereais, já que V. S. é mestre no assunto?

Nunca é demais repetir ser o Municipio de Patos uma região privilegiada para a produção de todo e qualquer cereal. Na minha opinião, o milho é o mais importante de todos eles, embora Patos esteja se tornando famosa pelo feijão e pelo trigo. Isso vem mais ainda enaltecer a necessidade e o alcance economico da criação de uma bem montada Estação Experimental em Patos, pois a nossa produção, na sua maioria, se baseia, quasi exclusivamente na fertilidade da terra. Um pouco de tecnica viria, não só melhorar o produto em qualidade e quantidade, como tambem baratear o custo da produção.

O Dr. Secundino, perguntamos para finalizar a nossa prosa, continua ainda em Viçosa?

Ha seis anos sou professor na Escola Superior de Agricultura de Viçosa. Ha dois mezes voltei dos Estados Unidos da America do Norte, onde permaneci por um ano, especializando-me em Genetica e Melhoramento de plantas, principalmente Milho e Algodão. Continuo ainda como professor daquele Estabelecimento, estando agora a meu cargo toda a parte experimental agricola da Escola.

Para a redação: À “Folha de Patos” propugnadora do progresso de nossa terra, a minha visita, com os melhores votos de vida longa, operosa, prospera e eficiente. (A. Secundino S. José)

* 1: Leia sobre sua vida em “Antônio Secundino de São José”.

* 2: Santa Rita de Patos foi distrito até o dia 17 de dezembro de 1938, quando através do decreto-lei estadual nº 148 se desmembrou tornando-se o município de Presidente Olegário. Então, como curiosidade, cinco meses após a visita de Secundino a Patos, sua terra natal se emancipou.

* Fonte: Texto publicado com o título “À ‘Folha de Patos’, propugnadora do progresso de nossa terra… Assim fala um notavel filho de Patos” na edição de 23 de julho de 1938 do jornal Folha de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Do texto “Antônio Secundino de São José, de Lourival Pacheco em Personagens.ufv.br.

Compartilhe