CLAMIDIOSE FELINA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, DOENÇAS, GATOS.

CLAMIDIOSEA Clamidiose é uma doença infecciosa causada pelo agente Chlamydophlila felis, uma bactéria gram-negativa, parasita intracelular obrigatória da ordem Chlamydiales, família Chlamydiaceae, responsável por quadros de conjuntivite em gatos domésticos. A bactéria gram-negativa é isolada em até 30% dos gatos com conjuntivite, particularmente aqueles com conjuntivite crônica. Pesquisas sorológicas demonstraram que 10% ou mais dos felinos domésticos não vacinados possuíam anticorpos contra ela, o que denota contato com o agente infeccioso.

Devido a sua baixa resistência fora das células, a transmissão do agente ocorre por meio do contato direto entre os animais infectados. As secreções oculares constituem o fluido corporal mais importante para a infecção, mas o micro-organismo pode ser isolado do trato gastrointestinal e do trato genital de fêmeas. Gatos infectados desenvolvem sintomas de doença respiratória do trato superior, incluindo secreção nasal e ocular que pode ser serosa, mucosa ou mucopurulenta. Alguns animais podem desenvolver quadros febris, principalmente filhotes. No entanto, devido ao tropismo desse agente pelas células do epitélio da conjuntiva, os principais sintomas são mesmo conjuntivite aguda à crônica. Dentre os sintomas sistêmicos estão prostração, febre transitória, inapetência e perda de peso, embora em casos crônicos o animal esteja assintomático.

O período de incubação da doença varia de três a cinco dias, e os sintomas da doença são observados 5 a 14 dias após a exposição ao agente. Durante a fase aguda da infecção, observa-se secreção ocular serosa, quemose (edema da conjuntiva do olho), hiperemia conjuntival (congestão sanguínea) e blefaroespasmo (espasmo da pálpebra). Na maioria dos gatos naturalmente infectados, a doença é auto limitante e os sintomas desaparecem espontaneamente dentro de duas a seis semanas. Alguns animais que se recuperam do quadro clínico podem permanecer como portadores, eliminando o agente por até 2 meses ou mais.

O potencial zoonótico de C. felis ainda é controverso e está sendo investigado. Apesar de alguns estudos sugerirem quadros de pneumonia atípica e conjuntivite em humanos, o diagnóstico definitivo, a associação com o agente infeccioso e o papel do gato como transmissor da doença ainda não foi esclarecido. Por esse motivo, considera-se que a transmissão da doença de gatos para seres humanos seja incomum, pelo menos quando se fala em indivíduos imunocompetentes (quando o sistema imunológico é funcional).

Estudos epidemiológicos demonstram que cerca de 30% dos gatos domiciliados com sintomas de conjuntivite foram positivos para Clamidiose. A despeito da detecção variável do agente em diferentes populações de animais, gatos jovens (de 2 a 6 meses de vida) parecem ser mais susceptíveis à infecção quando comparados com animais com mais de 1 ano de idade. Considera-se que a prevalência da doença decresça com a idade do animal, e a infecção é considerada muito rara de ocorrer em animais com mais de 5 anos de idade (desde que, saudáveis). Na maioria dos casos diagnosticados os gatos possuem menos de um ano de idade e vivem em gatis. Não há preferência por sexo, raça, clima ou região geográfica. A infecção é comum em ambientes com muitos gatos, particularmente gatis, pois para que a infecção se propague deve existir contato direto com animais portadores.

O tratamento é baseado no uso de antibiótico (3 a 4 semanas, podendo chegar a 8 semanas para animais em gatis). A doxiciclina é muito utilizada por não sofrer interferência na sua absorção quando administrada junto ao alimento, além da sua elevada eficácia. Filhotes adquirem anticorpos da mãe pelo colostro e usualmente estão protegidos da infecção durante 7 a 9 semanas. A vacinação deve ser considerada para animais que vivem em grupo ou para animais que apresentem quadros crônicos e/ou recidivantes.

O complexo respiratório dos felinos é uma condição mórbida que possui vários agentes relacionados em sua gênese, como o calicivírus felino, o herpesvírus felino tipo 1, Chlamydophila felis, Mycoplasma sp, dentre outros. A manifestação clínica da doença compreende vários sintomas de gravidade variável (secreção ocular, nasal, espirros, tosse, úlceras na língua e gengiva, pneumonia, etc.), o que dificulta a determinação de quais agentes estão especificamente envolvidos. Deste modo, reconhece-se que Clamidiose é uma infecção associada a quadros de complexo respiratório felino em pelo menos 30% dos casos de conjuntivite, podendo ser ainda mais frequente entre animais que vivem em grupo.

* Fonte: Infecção por Chamydophila felis, de Nicoly Pereira (Estudante de Medicina Veterinária/Estagiária Pets – Merial Saúde Animal) e Leonardo Brandão (MV, MSc, Ph.D/Gerente de Produto Pets – Merial Saúde Animal) publicado em Web.vet.com.br.

* Foto: Anaturezadosgatos.blogspot.com.

Compartilhe