14.ª CÂMARA MUNICIPAL – 01/01/1905 A 04/01/1907

Postado por e arquivado em CÂMARAS, PODER LEGISLATIVO.

CÂMARAEm 1.º de novembro de 1904 foram eleitos os novos vereadores que constituíram a 14.ª Câmara Municipal. A instalação e posse realizaram-se em 1.º de janeiro de 1905:

Américo José de Santana (Vice-Presidente), Antônio Pereira Guimarães, Christiano José da Fonseca, Daniel Alves Beluco, Eurípedes Justiniano Ribeiro (empossado em 17 de janeiro), Jerônimo Dias Maciel (Presidente e Chefe do Executivo) e Sinfrônio Nogueira Duarte.

Em 19 de setembro é apresentada a proposta do Dr. Antônio Nogueira de Almeida e Fortunato Pinto da Cunha de fazer publicação das atas, leis, editais e balancetes no jornal “O Trabalho”, pela quantia de seiscentos mil réis. Nesta mesma sessão, o médico Euphrasio José Rodrigues propõe que se inclua em orçamento 1.000$000 para gratificar-lhe os serviços que presta a grande numero de pessoas pobres que afluem a seu consultório.

No dia 24 de setembro, o vereador Eduardo Ferreira de Noronha apresenta projeto autorizando a contratar engenheiro ou profissional competente que faça estudos necessários para canalização de água potável e esgotos da cidade, podendo despender até 3 contos de réis¹.

Com a morte do Major Jerônimo em 13 de agosto de 1906, três dias após assumiu o suplente José Carlos Nascentes. Em 17 de setembro, o vereador Eduardo Ferreira de Noronha requereu um voto de profundo pesar pelo passamento de Jerônimo Dias Maciel.

Em 21 de setembro, o vereador Eduardo Ferreira de Noronha indica que a Câmara nomeie os doutores Olegário Dias Maciel, Euphrasio José Rodrigues e Antônio Nogueira de Almeida Coelho para que, “com seu patriotismo, auxiliem a Câmara a estudar o local mais conveniente em que se deve construir o matadouro e respectivo curral, oferecendo seu parecer”. Indicou também que se ofereça informações ao Governador do Estado sobre a devastação da Fazenda do Chumbo². A Câmara já oficiou nesse sentido ao governo de Bias Fortes e de Francisco Sales a “fim de providenciar que se conservem as florestas para cômodo dos moradores”.

* 1: Leia o texto “Água – Do Rego à Torneira”.

* 2: Leia os textos “Fazenda do Chumbo, A”, “Documento Sobre a Fábrica de Ferro do Areado” e “Fábrica de Ferro do Areado”.

* Fonte: Uma História de Exercício da Democracia: 140 Anos do Legislativo Patense, de José Eduardo de Oliveira, Oliveira Mello e Paulo Sérgio Moreira da Silva.

Compartilhe