ACARÁ DISCO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PEIXES.

2O Acará Disco (Discus) é considerado um dos mais bonitos peixes de água doce. Habitante de águas ácidas de rios e igarapés da Bacia Amazônica é uma espécie de múltiplas cores bastante apreciada por quem gosta de peixes ornamentais. As variedades mais coloridas, porém, são importadas dos Estados Unidos, Europa e Sudeste Asiático, onde o melhoramento realizado por meio de cruzamentos e seleções imprimiu tons ainda mais vibrantes ao peixe. Atingindo comprimento de até 12 centímetros, conta com duas espécies. O Symphysodon aequifasciatus é encontrado no Brasil, Peru e Colômbia, mas a espécie mais difundida é a Symphysodon discus, que ocorre na Amazônia, na região compreendida pelos Rios Negro, Abacaxi e Trombetas.

Um aquário alto (cerca de 50 cm ou mais), água disponível de ótima qualidade e alguns cuidados no manejo são indispensáveis para que o Acará Disco tenha boa saúde. Exemplares podem ser adquiridos em lojas especializadas ou com criadores idôneos. Entre as principais variedades, estão os azuis (turquesa, blue-diamond e blue-snakeskin) e os vermelhos (pidgeon-blood, red-marlboro e red-melon). Atente-se ao comprar, dando preferência para aqueles de barbatanas mais abertas, coloração mais viva e peça para o vendedor os alimentar na sua frente (alimento em flocos), pois tem filhotes que “viciam” em alimentos vivos ou congelados (artêmia) e desprezam a ração, que é um alimento balanceado para seu organismo.

A temperatura ideal da água é de 27ºC, mas ela pode variar na faixa que vai de 26 a 30 graus. Água de ótima qualidade, no entanto, é imprescindível. Também deve apresentar pH entre 4,2 e 6,5 e alcalinidade abaixo de 30 miligramas de carbonato de cálcio (CaCO3) por litro.

São carnívoros por natureza, mas em cativeiro aceitam bem rações granuladas industrializadas de boa qualidade, alimentos vivos e/ou congelados. Sendo peixes de movimentos lentos, o ideal é que o aquário seja só deles e de alguns peixes limpadores (já que são muito exigentes quanto à alimentação, às vezes não consomem toda a comida, por isso peixes limpadores ajudam na limpeza do aquário). No entanto, quando formam casais, eles desprezam os outros da mesma espécie, não sendo interessante deixar um número ímpar no aquário.

Possui comportamento tranquilo, o que permite a convivência com outros peixes, inclusive os de pequeno porte. Contudo, não é recomendado fazer com que ele divida espaço com espécies agressivas ou agitadas. Quando estressado, torna-se escuro e deixa de se alimentar, o que favorece o aparecimento de doenças, que podem ser fatais.

A melhor maneira de conseguir um casal de Acará Disco é adquirir um mínimo de 6 peixes adultos ou pré-adultos e colocá-los num aquário apropriado apenas com água e equipamento. A ausência de decoração evita lutas territoriais, ficando mais espaço útil e a formação de casais ocorre relativamente mais depressa. Assim que percebemos dois deles se separando do cardume, temos um casal. Observando com atenção, conseguimos ver alguns sinais de acasalamento, como por exemplo, as “cabeçadas” carinhosas do macho no ventre da suposta fêmea. Para quem quiser mais detalhes sobre a reprodução do Acará Disco, as lojas especializadas fornecem as dicas necessárias.

Os olhos não podem ser muito grandes em relação ao corpo, e se os filhotes que você for comprar estiverem com os olhos grandes (desproporcionais) para seu tamanho, não leve, pois isto indica que eles estão com distúrbios, o que vai afetar a coloração no desenvolvimento. Não hesite em levar filhotes gulosos, pois estes serão os mais saudáveis, mesmo se estiverem com coloração negra (pinas negras).

As rações apropriadas devem ser administradas três vezes ao dia (manhã, tarde e noite). De preferência, deixe a ração por alguns minutos amolecer em um potinho com água, pois com o alimento duro ele come e cospe a ração até ela amolecer. Como complemento alimentar, artêmia congelada (de preferência, ao descongelá-la, enxágue bem em uma redinha com água corrente para tirar as impurezas), dia sim, dia não, tomando muito cuidado para não deixar sobrar no aquário.

* Fontes: Revistagloborural.com.br e Aquahobby.com.

* Foto: Aquaflux.com.br.

Compartilhe