PERSA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

Lá pelos idos de 1600 havia uma raça de gatos muito apreciada na Pérsia (atual Irã) pela beleza de sua pelagem. Viajantes e comerciantes estrangeiros ficavam adimirados com a pelagem macia e brilhante e, sobretudo, com a serenidade do animal. Aconteceu então que alguns espécimes foram levados para a Itália. Não demorou muito para cairem no gosto das pessoas.

A partir dos anos 1800, já na Inglaterra, aconteceu uma série de cruzamentos entre aqueles animais primários com Angorás. Nestes cruzamentos, trabalhou-se geneticamente na variedade de cores e padrões de pelagem. O resultado é que hoje há mais de 100 diferentes combinações de cores, variando desde o branco neve até o malhado (casco de tartaruga).

Como características comportamentais, transformaram-se em animais meigos e carinhosos, com miados baixos e pouco comuns e fortemente apegados ao dono. Talvez explique o porque são procurados por pessoas que vivem em espaços pequenos, como apartamentos.

O padrão de uma raça é determinado pelas associações que a representam. Assim sendo, existem pequenas variações de associação para associação. Abaixo podemos ver o padrão da FIFe (Federação Felina Internacional).

Os machos são maiores que as fêmeas, pesando de 4 a 5 kg, e as fêmeas de 3 a 4 kg; orelhas pequenas, arredondadas nas pontas e bem separadas; nariz achatado, curto, largo, não arrebitado, situado entre os olhos e entre as pálpebras superiores e inferiores, com as narinas bem abertas; corpo de estrutura compacta, patas curtas, peito largo, ombros e dorso maciços, bem musculosos, de comprimento curto e formato quadrado; rabo de comprimento curto, dobrado sobre o dorso ficando entre a nuca (muito longo) e o meio das costas (ideal); pescoço curto e forte; cabeça de formato redondo, maciça, bem equilibrada, crânio largo com testa arredondada e bochechas cheias; pelagem comprida, densa, de textura fina e sedosa (sem ser lanosa), que exige excovação diária; olhos grandes, redondos e simétricos, bem separados, dando a face uma expressão mais aberta, de cor sólida e brilhante; patas grandes, redondas, sendo desejável tufos de pelos entre os dedos. A expectativa de vida é de 14 a 17 anos.

Normalmente, nessa raça a cor branca associada à presença de olhos azuis está geneticamente relacionada a problemas de audição no animal. Os gatos brancos com apenas um dos olhos azuis pode ser surdo de apenas um ouvido, enquanto que os espécimes com ambos os olhos azuis acabam não possuindo nenhuma audição.

* Fontes: Gatto, de Bruno Varesi; Wikipédia.

* Foto: Wikimedia Commons.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in