HIMALAIO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

2Na década de 1950 o gato Siamês foi cruzado com o Persa com a finalidade de se criar uma raça com o corpo do Persa e com a coloração de pelagem do Siamês. A nova raça obtida foi nomeada de Himalaio. No início, a maioria dos criadores estava interessada somente em adicionar a coloração típica do Siamês nos gatos de pelagem longa, e através de diversos cruzamentos procuraram manter o domínio dos traços do Persa na raça. Na década de 1960 tentaram reintroduzir gatos siameses nos cruzamentos para produzir exemplares com menos características do Persa. Tornou-se uma raça separada do Persa e permaneceu assim nos Estados Unidos até 1984, mas devido aos esforços realizados nos anos 1980 para restabelecer e fixar os traços do gato Persa, a CFA acabou por unificá-las, mesmo com a objeção de ambos os conselhos das raças.

É um gato de tamanho médio, pelagem longa, farta e escura nas extremidades (face, orelhas, cauda e pontas das patas), um tipo físico muito próximo ao Persa com exceção dos olhos azuis. Os tipos de pelagens são: seal point (marrom claro), chocolate point ( variação de chocolate a marrom escuro), red point (vermelho), blue point (cinza azulado), lilac point (tom rosado) e cream point (um tom de vermelho mais claro).

Assim como o Persa, o Himalaio tem formato de corpo arredondado e patas curtas, o que torna mais difícil para saltarem tão alto como outros de sua espécie. Alguns exemplares, no entanto, apresentam uma conformação mais parecida com a do Siamês e não têm essa limitação, mas de acordo com os padrões oficiais da raça, esses exemplares podem não ser aceitos como gatos de exposição.

Há dois tipos diferentes de Himalaios, os que apresentam um focinho um pouco mais alongado, chamados de tradicionais ou doll-face, e os de focinho extremamente achatados, conhecidos como flat-face ou ainda peke-faced. Os gatos de exposição costumam ter uma quebra no nariz, assim como os Persas flat-face, e apresentam olhos grandes e redondos. Já os gatos pet ou reprodutores costumam ter narizes mais longos que os gatos de exposição e apresentam focinho maior e olhos menores. Independentemente dessas diferentes características todos eles são considerados himalaios.

Os filhotes quando nascem são completamente brancos, sem a marcação na pelagem, que começam a aparecer nos primeiros dias. A intensidade da cor aumenta com o passar do tempo. A parte escura atinge ao redor dos 18 meses. As características físicas que o filhote terá ao se tornar adulto podem ser percebidas desde pequenos, já que as proporções, o formato do focinho, a robustez, o formato e a cor dos olhos costumam manter quando ele cresce.

Muito inteligente, a raça Himalaio possui temperamento doce e afetuoso. Em geral muito sociável, é considerado um excelente companheiro para ambientes internos. É uma raça gentil, calma e assim como o Siamês, adora brincar. Devido ao cruzamento com esta raça, o Himalaio costuma ser mais ativo do que o gato Persa. Costuma se adaptar muito bem em apartamento, mas gosta de espaços abertos para se exercitar. É gato que gosta e precisa de companhia, atenção e adora brinquedos.

* Fontes: Wikipédia, Blogdogato.com.br e Sociedadedosanimais.blogspot.com.br.

* Foto: Gatosmania.com.

Compartilhe