MANIA DE CAVAR BURACOS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Cavar é estimulante, tanto mental como fisicamente. Essa forma aberta de mineração é um comportamento embaraçoso em muitos cães. Eles fazem isso por ser um comportamento instintivo, que um dia serviu a um propósito útil.

Embora os lobos em geral se banqueteiem com herbívoros grandes como veados, também comem um número surpreendentemente elevado de pequenos roedores. Os lobos usam as garras como um gato para capturar roedores errantes. No entanto, em vez de se sentar pacientemente numa toca, como um gato faz quando está esperando que seu jantar apareça, o lobo típico utiliza as patas dianteiras para cavar a terra onde o roedor entrou, até encontrar a sua presa. Essa é uma das razões de os cães cavarem buracos e os abandonarem.

Como na selva há épocas em que a comida é abundante e outras em que é escassa, os lobos muitas vezes escondem o excesso de comida. Quando o estômago está cheio, eles cavam a terra e enterram partes de carcaças para serem comidas futuramente. Os cães fazem isso com ossos, é claro, mas hoje em dia poucos cães ganham ossos para roer. O instinto de esconder restos de comida perdura mesmo de estômago cheio. Ele pode cavar um buraco e, não tendo nada para jogar nele, simplesmente o abandonará.

Os cães cavam por enfado, ou para fugir, mas na verdade o fazem porque isso estimula os sentidos. Além de ser reanimador para os músculos, o cavar libera da terra uma extensa gama de cheiros, muito dos quais de origem orgânica. Vermes, besouros, matéria em decomposição, umidade: tudo isso é uma delícia para os sentidos de um cão curioso.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Wp.clicrbs.com.br.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in