POR QUE OS GATOS DORMEM TANTO?

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

3Por que os gatos dormem tanto? Essa é uma pergunta que intriga muito os amantes dos bichanos. Os cientistas ainda não conseguiram desvendar totalmente por que esses felinos passam pelo menos a metade do dia dormindo. Uma das hipóteses levantadas é o fato de os gatos serem, por natureza, caçadores. Assim, instintivamente, eles poupariam o máximo de energia para o momento de uma eventual caçada, mesmo que isso seja pouco provável na vida dos animais domesticados.

Estudos revelam que os gatos alternam momentos de sono leve (cerca de 70% do tempo) com períodos de sono profundo, quando podem ser observados movimentos rápidos dos olhos – sigla REM, em inglês. Esse movimento, também presente no sono humano, é um indicativo de que eles podem ter atividades oníricas, ou seja, sonhos. A maior parte dos especialistas acredita em tal hipótese e o fato de os gatos mexerem as patas e as unhas, agitarem as orelhas e fazerem estranhos ruídos na fase de sono REM seria evidência desses sonhos. Curiosamente, filhotes de até um mês de idade não cochilam, caem direto no sono profundo. Filhotes e gatos mais idosos costumam dormir mais do que o gato adulto.

Outra curiosidade a respeito do descanso do animal é o estado de atenção conservado por ele. Mesmo dormindo, o bichano acorda rapidamente ao primeiro sinal de perigo. Ele acorda instantaneamente e antes de nos darmos conta já está correndo atrás do que o acordou. Talvez por isso, ao contrário de nós, os gatos não apaguem por longos períodos. Eles dormem curtos intervalos ao longo do dia, podendo totalizar em alguns casos mais de 16 horas de olhos fechados. Na média, porém, o descanso fica em 12 horas diárias. E quando acorda naturalmente, ele pisca lentamente, boceja e se espreguiça todo, primeiro as patas da frente, depois as costas, e finalmente as patas de trás. Normalmente eles tomam um breve banho de língua logo que acordam.

Por ser um animal de hábitos noturnos, os gatos têm menores períodos de sono durante a noite. Isso acontece porque eles têm a fisiologia de um predador. Assim como os leões e outros grandes felinos, os gatos têm um padrão semelhante de dormir durante o dia e caçar à noite – eles estão estruturados para a caça. Apesar de terem sido domesticados, ainda mantêm alguns hábitos da vida selvagem. Mesmo as brincadeiras dos gatos mostram os instintos primitivos de rastejar nas sombras e, sem nenhum aviso, pular em cima de sua presa alvo. E como a caça, mesmo que de simples brinquedos no conforto do lar, demanda gasto de energia, os cochilos auxiliam na economia e na reposição de energia. Por isso a maior parte das “peraltices” acontece à noite, enquanto você está dormindo. Mas assim que terminar o café da manhã dele, e o resto do mundo estiver se preparando para entrar em ação, ele vai se enrolar em um cantinho e cair no sono.

Assim como nós, os felinos também são influenciados pelo clima. Embora o comportamento de um gato possa variar muito, dependendo de sua raça, idade, temperamento e saúde em geral, num dia chuvoso ou frio não é raro ver o bichano bocejando e se aninhando para tirar uma boa soneca. Mas os gatos também são sociáveis e altamente adaptáveis. Isso significa que um gato é capaz de ajustar os seus hábitos de sono para que ele possa passar mais tempo com seus entes queridos – ou seja, você. Os gatos também podem ajustar os seus padrões de sono para os horários de alimentação, razão pela qual um gato estritamente caseiro dorme mais do que um gato solto. Não importa se o seu gato é um filhotinho bagunceiro ou um gato adulto, o seu nível de interação e atividade depende muito de ele estar constantemente recarregando as baterias.

E para quem é místico, acredita-se que os gatos conseguem detectar e absorver a energia negativa na nossa casa, seja ela de fonte elétrica, radioativa, doenças, etc., e ao fazer isso nos protegem dos efeitos ruins dessa energia. Para conseguir “processar” toda essa energia negativa, eles precisam…dormir! Não importa se os motivos são fisiológicos ou místicos. Gatos podem dormir um bocado, mas quando estão acordados, aproveitam cada segundo!

* Fontes: Epoca.globo.com, Linkanimal.com.br, Mundoestranho.abril.com.br e Resgatinhos.com.br.

* Foto: Petmag.com.br.

Compartilhe