SEDOSA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, OUTROS.

SEDOSAA Sedosa (Silkie) é basicamente a supermodelo entre as galinhas domesticadas. Para muitos considerada uma ave ornamental, é mais do que apenas um rostinho bonito, também é dócil e atenciosa. As penas são tão finas e macias que parecem pelúcia. Essa característica lhe dá o nome vulgar de Galinha de Pelo. Além da textura incrível de suas penas, é famosa pela crista e outras características, como o corpo e ossos azul escuro, lóbulos das orelhas azuis e cinco dedos em cada pé (comumente são quatro), que também são totalmente cobertos pelas finas penas.

Essa espécie tem mais provável origem na China, mas às vezes também é proposta origem no Sudeste Asiático. O primeiro relato ocidental da raça vem de Marco Polo, que mencionou galinhas com pele e plumagem semelhantes em uma viagem no continente asiático no século XIII. É seguro admitir que a Sedosa já existia um bom tempo antes de Marco Polo e que hoje ela não se assemelha à antiga. Suas cristas são maiores e as franjas das pernas são mais abundantes. Também há uma maior variedade de cores. A Sedosa original era exclusivamente branca, mas através de reprodução meticulosa e vigilante por alguns criadores dedicados estão se tornando muito melhor em qualidade do que eram. As cores são amarelo, azul, perdiz, preto, branco e até vermelho.

Alguns afirmam que a Sedosa foi trazida da Ásia para a Europa há cerca de 200 anos, onde criadores holandeses tentaram enganar potenciais compradores dizendo que elas eram um híbrido de coelho e galinha. Hoje, a maioria é vendida por motivos ornamentais. Não é à toa que inspiraram seu próprio fã-clube nos EUA: The American Bantam Silkie Club, fundado em 1923 para celebrar a majestosa galinha.

Entretanto, por baixo de toda esta beleza ela é bem menos atraente. Sua pele tem uma cor escura e azulada, a carne é bege escuro, praticamente preta, os ossos e alguns órgãos internos são escuros como breu. Embora no mundo ocidental as “galinhas pretas” sejam vendidas principalmente para fins ornamentais, em países como a China são consideradas uma verdadeira iguaria. Estas galinhas são valorizadas pelo seu valor medicinal desde o século sétimo ou oitavo. As mulheres chinesas as consomem depois de ter dado à luz, para receberem uma dose de energia, mas também dizem ter um efeito positivo no sangue, pulmões e estômago. A carne de Sedosa raramente é assada, e para tirar o máximo proveito de suas propriedades curativas, os chineses usam-na principalmente para fazer um caldo de cor âmbar com ginseng, goji seca e jujuba. A maioria das pessoas dizem que não é diferente do sabor da galinha tradicional, apesar de alguns afirmarem que é um pouco mais doce.

A Sedosa se tornou popular como animal de companhia nas últimas décadas, e não costuma dar trabalho. Pode sobreviver em climas quentes e frios, embora deva ser mantida dentro de casa durante o inverno. É amável e fofa como gatinhos.

Também pode ser complicado mantê-la limpa, da mesma maneira que é difícil cuidar do pelo de cães de raças como Yorkshire, Chow Chow e Shitzu (e, também assim como eles, a sedosa não parece tão glamorosa quando molhada). Sua expectativa de vida varia de 8 a 10 anos, por isso representam um grande compromisso caso alguém queira mantê-la como animal de companhia. Infelizmente, nos últimos anos, muitas têm sido abandonadas em abrigos de animais. Então, assim como qualquer animal de companhia, só adquira uma Sedosa se você estiver pronto para a responsabilidade. Além de ter um companheiro animal incrível, você também sempre terá ovos frescos. E, se decidir deixá-la ter filhotes, você vai perceber que ela é excelente mãe, e até mesmo é conhecida por adotar bebês patos, perus ou de outras galinhas em sua ninhada.

* Fontes: Americansilkiebantanclub.org, Hypescience.com e Ahduvido.com.br.

* Foto: Hypescience.com.

Compartilhe