MAPA DO MUNICÍPIO DE PATOS EM 1922

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Em 1922, o Município de Patos (sem ainda o “de Minas”, que só viria em 1945) era constituído de 7 distritos: Sede, Dores do Areado (Chumbo), Lagoa Formosa, Pedro da Ponte Firme, Quintinos, Sant’Anna (Santana de Patos) e Santa Rita (Presidente Olegário). As divisas: Patrocínio, Paracatu, João Pinheiro, Abaeté, São Gothardo e Carmo do Paranahyba.

Logo depois, pela lei estadual nº 843, de 07/09/1923, o Município sofreu as seguintes modificações: criou o distrito de Galena (ex-povoado de Andrequicé), com terras desmembradas do distrito de Santa Rita e anexou ao município de Patos. Pela mesma lei estadual criou o distrito de Minas Vermelhas (ex-povoado de Pilar), sendo anexado ao município de Patos. O distrito de Dores do Areado tomou a denominação de Chumbo. Lagoa Formosa passou a chamar-se Nossa Senhora da Piedade de Lagoa Formosa e São Pedro da Ponte Firme tomou o nome simplesmente Ponte Firme.

digitalizar0001

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fontes: Album Chorographico Municipal do Estado de Minas Geraes (mapa) e Enciclopédia dos Municípios Brasileiros – Volume XXVI ano 1959.

Compartilhe