REDATOR DE “O TRABALHO” APRESENTA O 1.º NÚMERO E OS OBJETIVOS DO JORNAL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

TRABALHOApparece hoje o 1.º numero do nosso jornalsinho. Lançado à publicidade numa cidade sertaneja, não podendo contar com um meio em que a sua circulação se torne grande, bem poderá avaliar o publico a que grande somma de trabalho nos impusemos. E esse trabalho se augmentará […] crescerá de […] se attentarmos […] que visamos […], acto; fôra o nosso jornal um periodico vasado em outros moldes, tendo de seu uma typographia bem aparelhada, dispondo de um serviço telegraphico completo, editado numa cidade onde as vias de communicação fossem multiplas e promptas, então teriamos vasto campo em que exercitar a nossa actividade, que toda ella se reverteria em beneficio de nossa folha, mas nada disso temos, e, parece mesmo que, si não fôra contarmos antecipadamente com a benevolencia de toda imprensa, com a bonhomia que é costume haver entre velhos e dedicados camaradas, seria ousadia demasiada nossa nos aventurarmos a publicar uma folha com o auxilio de mimeographo, quando, nem ainda nos fôra permitido adquirir siquer um modestissimo prélo. Mas já estamos acostumados a benevolencia de nossa imprensa, e é fundados nella que o tanto nos aventuramos.

Exposta a precariedade de nossa situação, motivada em parte pelas vias de communicação, resta-nos pedir indulgencias, incentivo à população de nosso municipio e circumvisinhos afim de que mais tarde possamos melhorar a feição deste periodico quer na parte de redacção, quer na parte material.

Surgimos luctando, como já dissemos; a nossa lucta se prolongará, e, como a nossa existencia será um continuo trabalho, melhor nome não quadraria ao nosso periodico do que de – Trabalho. E é assim que surgimos – trabalhando, para que ao menos pela primeira vez se publique um jornal no generoso municipio que tão amoravelmente nos acolheu, trabalho este que se prolongará, para que este generoso municipio lá ao longe seja conhecido, conhecidos sejam os innumeraveis thesouros que elle guarda em seu seio, quer quanto a industria, agricola-pastoril, quer quanto a industria metallurgica.

E, como programma de imprensa, bastava-nos isto, si não fôra ainda a necessidade de deixarmos bem patente que alheios por motivos diversos a todas e quaesquer luctas que não sejam aquellas em que se empenhem e propugnem o progresso material e intellectual deste vasto e rico municipio e dos seus circumvisinhos, jamais nos immiscuiremos em toada outra qualquer peleja.

Orgão exclusivamente dedicado aos interesses desta vasta e uberrima zona, já teremos algo de trabalho para attingir à nossa méta, não nos sobrando tempo e nem nos podendo entregar a desvios que não tenham em fim o nosso fito ambicionado.

É este o nosso programma; concorde com elle o publico dê-nos o seu auxilio valioso, protegendo-nos, e não cahiremos em meio do caminho extenuados pelo Trabalho.

* Fonte e foto: Arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe