LEVANTAR A PATA PARA URINAR OU NÃO, EIS A QUESTÃO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

4A única preocupação para um cão macho que não levanta a pata é que ele acerta em si mesmo toda vez que urina. O ato de levantar a pata é estimulado pelo cheiro, por hormônios e pela observação. Se, por exemplo, uma fêmea filhote é criada só com cães machos e sente o cheiro de urina apenas dos machos, pode aprender a levantar um pouco a pata quando urina, mesmo não havendo nenhuma razão anatômica para tal. Se for castrada antes de chegar à puberdade, continuará a levantar a pata.

Os cães levantam a pata para deixar que o cheiro da urina exale na altura do focinho de outros cães. Essas marcas olfativas são deixadas em todo o território do cão, como um lembrete de quem é o proprietário. Todos os filhotes começam a vida abaixando-se para urinar, mas alguns filhotes machos já levantam a pata. Isso porque já produziram um pouco de hormônio masculino, a testosterona, mesmo antes de nascerem, e esse hormônio tornou seu cérebro “masculino”. Outro resultado dessa masculinização é que esses filhotes podem tentar copular com outros filhotes, apesar de terem poucas semanas de vida e estarem há meses na puberdade.

No outro extremo, alguns cães, mesmo depois de chegar à puberdade, ainda se abaixam para urinar. Eles têm níveis normais de hormônio masculino circulante. Têm esperma viável e são tão férteis quanto outros machos, mas levam mais tempo para desenvolver o hábito de levantar a pata, ou às vezes nem chegam a desenvolvê-lo. Não há mal algum nisso, mas se o cão quiser aprender a levantar a pata, deve passar um tempo com machos que têm esse hábito.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Ndonline.com.br.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in