PERIQUITO-DE-COLAR

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PÁSSAROS.

4A beleza das cores das penas e o canto afinado que passa pelo bico encurvado, marca dos Psitacídeos, família à qual pertence, assegura ao Periquito-de-Colar (Psittacula krameri), muito conhecido pelo nome estrangeiro Ring Neck, um bom mercado de compra e venda. A grande variedade de tons que a espécie pode produzir, dada a capacidade múltipla de combinações, faz da criação uma prática rentável, sobretudo no segmento de ornamentação.

Exemplares de qualidade e bem cuidados são muito valorizados no comércio de aves, embora o preço dependa principalmente da cor. Em exposições e concursos, a participação pode render credenciais para novas e variadas mutações, alcançando gerações de porte e coloração cada vez mais definidos e marcantes.

A produção de novos matizes é possível por meio da mistura de três modos de herança genética que acompanham a espécie: recessivo, dominante e ligado ao sexo. De fato, são diversas as tonalidades e nuances que podem ser produzidas espontaneamente a partir do verde, azul, amarelo, branco, cinza e creme, as cores clássicas, cujo nome tem como referência o colar que se forma no pescoço do macho ao longo dos primeiros dois anos de vida.

Originário do norte e centro da África, além de Índia, Birmânia e China meridional, o Periquito-de-Colar pode viver até 30 anos. Como é muito rústica, a ave é apropriada para principiantes na atividade de criação. Apesar de um casal ser o suficiente para iniciar o manejo, é recomendável contar com, pelo menos, 12 casais a fim de se obter um negócio economicamente viável. Aos três meses de idade, os filhotes mansos já podem ser vendidos.

Antes, porém, é importante ressaltar que a criação só pode ser exercida após autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A solicitação do documento deve ser feita junto às Secretarias de Meio Ambiente de cada Estado onde a atividade será exercida.

Com 40 centímetros de comprimento e peso que varia de 100 a 250 gramas, se torna dócil se criado com esmero e paciência. Chega a aprender algumas palavras e comer na mão do criador quando ganha confiança. Contudo, se o manejo se dá em ambientes barulhentos, a ave tende a ficar agitada, característica indesejada num animal criado para a contemplação.

Verifique algumas características quando for comprar a ave. Ela deve ser esperta, com peito musculoso e penas inteiras, além de já estar se alimentando, emitindo sons e livre de manchas na cloaca, que indicam diarreia. A aquisição deve ser realizada somente com criadores ou comerciantes com registro de autorização no Ibama. Sem barulho é o mais indicado para não estressá-lo. Planeje um local adequado para a instalação do viveiro, o qual deve ter um espaço com sombra. Evite também áreas com correntes de vento, porém, o ambiente não precisa ser fechado. Apesar de ser bastante tolerante às variações de temperatura, é nas regiões mais quentes que ele consegue melhor reprodução.

Como ave de companhia, são adequadas as gaiolas usadas para criação de papagaios. No caso de manejo para reprodução, indica-se adotar viveiros suspensos de arame galvanizado, ou pintado com tinta epóxi, com medidas mínimas de 120 x 60 x 60 centímetros. Para os ninhos, use caixas de madeira de 40 x 40 x 60 centímetros. Disponibilize também bebedouro e comedouro, preferencialmente de inox ou porcelana. Mantenha-os afastados dos poleiros, a fim de evitar que se sujem com facilidade. Embora seja uma ave rústica, é bom realizar vermifugações regularmente. Outra recomendação é fazer pulverizações para impedir o ataque de piolhos. O acompanhamento periódico de um especialista contribui para assegurar o bem-estar da criação.

Em lojas de produtos agropecuários, pode ser comprada ração extrusada e mistura de sementes. Também é importante oferecer complementos alimentares para o pássaro se tornar mais robusto. Ele gosta de comer sementes, grãos e frutas, base da alimentação dos exemplares que vivem na natureza e motivo da adaptação do bico, com a mandíbula superior recurvada sobre a inferior. Maçã, mamão, coco, pera, manga e uva são algumas das preferidas do cardápio da ave. Troque com frequência para manter a água sempre fresca e limpa no bebedouro.

Ao atingir a maturidade sexual, aos dois anos, a fêmea apresenta postura variável. Em geral, ocorre uma postura por ano, com média de quatro filhotes por ninhada. Se os ovos forem retirados do ninho para incubação artificial, é possível haver até três ninhadas. O período que a ave leva para incubar oscila de 21 a 30 dias.

* Fonte: Texto do Zootecnista Pierre J. Alonso publicado em Revistagloborural.globo.com (26/09/2014).

* Foto: Criadorexoticos.com.

Compartilhe