CICA RECEBEU PRÊMIO DA ADUB EM 1998

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A CICA foi uma realidade positiva para a nossa cidade enquanto esteve presente em nosso meio. Eis que um dia ela nos deixou. Em 24 de dezembro de 1998 o jornal Folha Patense publicou uma matéria com o título “Van den Bergh Alimentos é Top de Ecologia” e o subtítulo acima:

A fábrica da Van den Bergh Alimentos de Patos de Minas recebeu, no último dia 30/11, o prêmio Top de Ecologia, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADBV). O prêmio é um reconhecimento pela entidade, de âmbito nacional, do trabalho realizado pela empresa no campo ambiental, desde suas atividades agrícolas, processamento industrial até o consumidor.

Ao adquirir a unidade da Cica em Patos de Minas em1993, a Van den Bergh, divisão de alimentos da Gessy Lever, encontrou uma indústria com sérios problemas que incomodavam a vizinhança e seus funcionários. A partir de uma abordagem criteriosa, fundamentada em seus princípios de gestão, a empresa realizou um amplo programa de adequação e investimentos, conseguindo triplicar a produção, reduzir o consumo de água pela metade e o de energia em 35%. O volume de tomates processados, que era de 85 mil toneladas, passou para 250 mil toneladas. Este incremento de produção ocorreu justamente com a diminuição da poluição dos efluentes lançados no Rio Paranaíba, devido ao funcionamento adequado de sua estação de tratamento, uma das mais modernas do país.

No campo de suas atividades agrícolas a empresa também contabiliza excelentes resultados, com o fomento, junto a seus produtores, de novas tecnologias de irrigação e manejo que permitiram ganhos de produtividade e redução de aplicação de defensivos, consumo de água e energia elétrica. O sistema de transporte de matéria-prima do campo até a fábrica também vem sendo otimizado, gerando economia significativa de combustível e redução de poluição.

No lado dos consumidores, a utilização de embalagens de fácil manuseio e recicláveis, garante praticidade e um enfoque ambiental adequado, com menor volume de material empregado, evitando desperdício de matérias-primas e insumos. As pessoas representadas por funcionários diretos e indiretos também receberam extenso programa de treinamento e conscientização, como elementos chave na condução das políticas da empresa e na operacionalização das melhorias. O aval dos órgãos públicos, o bom relacionamento com a comunidade, comprovam o sucesso do programa e o orgulho de todos os funcionários.

* Fonte: Arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH)A do Unipam.

* Foto: Mercado Livre.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in