CONFUSÕES HISTÓRICAS A RESPEITO DO DR. ADÉLIO DIAS MACIEL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

6Confusões históricas estão presentes na biografia do Dr. Adélio Dias Maciel. Uma delas é referente ao ano em que se formou em Medicina na então Capital Federal. Em seu livro Domínios de Pecuários e Enchadachins, o historiador Geraldo Fonseca afirma: Em 1913, formado no Rio de Janeiro, começa sua clínica o dr. Adélio Dias Maciel. Outro historiador, Oliveira Mello, publicou em seu livro Patos de Minas: Capital do Milho: Em 1913, forma-se em medicina o primeiro patense Dr. Adélio Dias Maciel, que aqui fixa residência.

Pelas informações dos dois historiadores está bem evidente que em 1913 o Dr. Adélio Dias Maciel se formou e no mesmo ano iniciou seus trabalhos médicos em Patos, sem ainda o “de Minas”. Eis aqui um engano histórico que é confirmado categoricamente por um anúncio publicado na edição de 02 de julho de 1916 do jornal Cidade de Patos¹. Neste anúncio, Dr. Adélio expõe ao público as suas especialidades sendo taxativo na seguinte informação: 6 annos de pratica da clinica civil e hospitalar. Se o anúncio é de 1916 e o Dr. Adélio já contava com seis anos de prática, isso representa que ele não se formou em 1913, mas em 1910, aos 21 anos de idade, pois nascido em 18 de janeiro de 1889. Naquele tempo não havia a “Residência Médica”, instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977.

Em maio de 1997, o SEMEC/Divisão de Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de Patos de Minas afixou uma placa na casa de n.º 452 da Rua Olegário Maciel, entre Avenida Getúlio Vargas e Rua Tiradentes². Lá está registrado que o imóvel foi construído em 1922 e foi a residência do doutor. Voltando àquele anúncio de 1916, nele consta que sua residência era na Rua Olegário Maciel. A única explicação para esta confusão histórica é que, antes de 1922, o Dr. Adélio residia numa outra casa da mesma Rua Olegário Maciel, casa esta perdida na Memória.

Para aumentar ainda mais a confusão, existe um documento escrito à mão com uma data rasurada e um pouco difícil de entender³: Patos, 29 (?) de 8bro. (?) de 1924. Pelo menos o ano é legível e o documento, endereçado ao Presidente da Câmara Municipal e assinado por Maria Luiza de Mello, pede ao Presidente da Casa diguinar-se mandar fazer ligação de luz em casa de propriedade do sr. Dr. Adélio Dias Maciel. Interessante, pois o Presidente da Câmara era simplesmente o próprio Dr. Adélio Dias Maciel. E a casa não se localizava na Rua Olegário Maciel, e sim na Rua Dr. Marcolino. Não dá para entender o porquê um terceiro solicita à Câmara Municipal algo a favor de outrem quando este outrem é o próprio presidente da Casa.

Voltando à placa da SEMEC, há nela duas informações que podem gerar interpretação errônea. Está lá que o Dr. Adélio foi o 1.º Médico de Patos de Minas. Esta afirmação, sem a devida explicação, faz o patense crer que a Medicina só chegou à cidade depois da formatura do referido. O 1.º Médico que trabalhou na cidade foi o Dr. Antônio Zacharias Álvares da Silva4, formado no Rio de Janeiro e com especialização na Europa, que atuou entre 1886 e 1889. No final do século 19 clinicaram Dr. Guilherme Peixoto, Dr. Josias Victor Rodrigues e Dr. Pedrosa. No início do século 20 foi a vez do Dr. Euphrásio José Rodrigues, que aqui clinicou até sua morte, em 12 de fevereiro de 1957. Em 1906 veio de Paracatu o Dr. Laudelino Gomes da Silva. O correto, para não gerar confusão, é afirmar que o Dr. Adélio Dias Maciel foi o 1.º patense a se formar em medicina.

A placa indica também que o Dr. Adélio foi o 1.º Deputado Constituinte de Patos de Minas. É o mesmo caso anterior. Está registrado na Ata de Instalação do Congresso, em 07 de abril de 1891, os nomes dos 54 ilustres constituintes mineiros, entre eles o de Olegário Dias Maciel. Olegário é natural de Bom Despacho. O correto, para não gerar confusão, é afirmar que o Dr. Adélio Dias Maciel foi o 1.º patense a se tornar Deputado Constituinte.

NOTA: Adélio Dias Maciel faleceu em 09 de agosto de 1953, aos 64 anos.

* 1: Leia “Dr. Adélio Dias Maciel – 1916”.

* 2: Leia “Casa Onde Morou Dr. Adélio Dias Maciel”.

* 3: Leia “Pedido de Instalação Elétrica na Casa de Dr. Adélio Dias Maciel”.

* 4: Leia “Antônio Zacarias Álvares da Silva”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Do livro Domínio de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca.

Compartilhe