GUIOMAR DE MELO

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Dona Guiomar de Melo nasceu em três de março de 1923, na cidade de São Gonçalo do Abaeté. Era filha de José Pereira de Melo e de Dona Filomena Augusta de Melo.

Cursou as três primeiras séries do Ensino Fundamental em sua cidade natal, e a quarta série em Buriti da Estrada, no município de Pitangui.

Em Patos de Minas fez os cursos de adaptação e Normal na Escola Normal Oficial.

Prestou concurso para professora de Higiene e Puericultura, sendo classificada em primeiro lugar.

Lecionou para as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental e Higiene e Puericultura no curso Normal da escola onde se formou.

Conforme depoimentos de ex-alunos, Dona Guiomar de Melo foi uma excelente professora, carinhosa, dotada de uma voz muito doce, meiga, mas muito enérgica.

Veio de uma família que prestou e presta grandes serviços para a área da Educação, não só à nossa cidade, mas ao Estado, não podendo deixar de serem citadas suas irmãs Filomena de Macedo Melo, Maria Conceição de Melo Borges e Maria José de Melo Vale, educadoras brilhantes, que jamais serão esquecidas pela comunidade patense, incluindo ainda um grande número de sobrinhas e sobrinhas-netas, todas professoras eficientes e dedicadas.

Infelizmente, Patos de Minas perdeu Dona Guiomar de Melo muito cedo. Ela faleceu em agosto de 1960, quando deu à luz ao seu quinto filho, José Ronaldo de Melo Maia.

* Fonte: Escola Estadual Dona Guiomar de Melo.

* Foto: Arquivo da escola.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in