ESCOLA ESTADUAL DONA GUIOMAR DE MELO

Postado por e arquivado em ESCOLAS, ESTADUAIS.

A Escola Estadual Dona Guiomar de Melo, de 1.º e 2.º graus, iniciou suas atividades em 01 de fevereiro de 1971, conforme se constata no livro de pontos, termo de exercício da professora Célia Terezinha Guimarães e termo de convocação da professora Nadir das Dores Tibúrcio Borges.

A criação da escola se deu no dia nove de março de 1971 pelo decreto n.º 13.482/71, com a denominação “Grupo Escolar Dona Guiomar de Melo”. Era Governador de Estado Israel Pinheiro da Silva, e Delegado de Ensino Dácio Pereira da Fonseca. O nome de Guiomar foi sugerido por este e aceito sem questionamentos, visto a dedicação e presteza por parte da homenageada em prol da educação em Patos de Minas.

A instalação se deu em 10 de março de 1971, com o termo de posse e exercício da professora Cleusa da Fonseca na função de diretora. Seu mandato foi até julho de 1973.

No seu primeiro ano de funcionamento a escola contou com 584 alunos de 1.ª a 4.ª série, sendo o primeiro aluno matriculado Eduardo Mendes Ferreira. Era auxiliar de diretoria Dona Dália de Melo Pereira e auxiliar de escrita Dona Terezinha Fernandes dos Santos Ferreira. A primeira professora efetiva foi Brígida Eugênia Vieiros Gonçalves. A primeira professora contratada foi Nadir das Dores Tibúrcio Borges.

A escola foi inaugurada em precárias condições sendo que carteiras, quadros e outros materiais foram emprestados por outras escolas e pelo Sindicato Rural. Para sanar as deficiências, o professorado da época trabalhou com afinco fazendo campanhas para arrecadar fundos. A cada campanha diminuía-se uma deficiência.

Lúcia Maria Andrade Brito dirigiu a escola de agosto de 1973 a janeiro de 1984. Com seu dinamismo tudo fez para desenvolver o ensino, a aprendizagem e a promoção social de todos os elementos da escola. Foi a responsável pela construção do prédio, ampliando gradativamente as séries.

Pelo decreto n.º 16.244/74, de oito de maio de 1974, publicado no Minas Gerais de nove de maio do mesmo ano, a escola foi renomeada, passando a se chamar “Escola Estadual Dona Guiomar de Melo”.

A escola funcionava no prédio da COHAB-MG, à Rua Hum, s/n, Bairro Abner Afonso. Em 04 de maio de 1979, através da resolução n.º 3.112/73, adquiriu autorização para mudar para sua sede própria, à Rua Dona Maria Resende, n.º 57, Vila Garcia, fato ocorrido em 31 de julho do mesmo ano.

Pela resolução n.º 3.710/81, publicada no Minas Gerais em 21 de fevereiro de 1981, passou a oferecer a 6.ª série do 1.º grau. Outra resolução, n.º 4.178/82, de três de março de 1982, autorizou a extensão da 7.ª série do 1.º grau. Em 29 de janeiro de 1983, de acordo com a resolução n.º 4.569, foi autorizado o funcionamento da 8.ª série. Em 1994 foi autorizado o funcionamento do Pré-Escolar, que funcionou até 1994. O 2.º grau chegou em 14 de março de 1987, através do decreto n.º 2.669/87, com as habilitações de Técnico em Contabilidade e Magistério.

Maria das Graças Andalécio Ferreira foi diretora no período de fevereiro de 1984 ajaneiro de 1988. Numa boa administração foi responsável pela construção da quadra com recursos do Estado e campanhas com a comunidade escolar. Ainda construiu a Biblioteca Comunitária em 1988 (denominada Cleusa Pereira da Fonseca) com recursos do município; fez algumas adaptações no prédio, com autorização da CARPE; transformou a sala do depósito em sala dos especialistas; construiu depósito de material de limpeza, de ferramentas e de merenda escolar.

Gilda Côrtes de Queiroz Pereira dirigiu a escola de fevereiro de1988 adezembro de 1992. Na sua gestão foram construídos a casa do zelador, os vestiários femininos com recursos do Estado, Prefeitura e Comunidade. Devido à grande incidência de roubos, conseguiu com recursos da comunidade colocar grades em todas as dependências que urgiam proteção. Fez também, com recursos do Estado e mão de obra da prefeitura, uma reforma geral na escola.

Célida Marina Gomes Simão foi diretora no período de janeiro de 1993 ajaneiro de 2000. Foi a responsável pelas seguintes obras: construção de outro banheiro para os professores; o depósito de sabão foi reformado para sala de aula; construiu outra escada para facilitar o trânsito dos alunos; murou a escola, colocou grades e o portão da escola; o laboratório foi reformado; calçado o estacionamento; reforma na secretaria, gabinete dentário; barzinho, refeitório e construção, pela prefeitura, do escovódromo.

Maria Helena de Oliveira Costa dirigiu a escola de janeiro de 2000 adezembro de 2012. Suas realizações: inauguração da sala de informática; aquisição de ventiladores para as salas de aula, reforma na sala da direção, especialistas e banheiros; pintura do piso da quadra e pátios; reforma de todo o mobiliário; jardinagem do pátio interno e construção de um palco para apresentações de momentos cívicos, culturais e sociais; aquisição de mesas e bancos para o refeitório; informatização da biblioteca; acesso à internet com banda larga; reforma geral.

A partir de janeiro de 2013 a escola está sob a direção de Cláudia Alves Soares e Silva.

* 1: Leia “Guiomar de Melo”.

* Fonte: Escola Estadual Guiomar de Melo.

* Foto (20/03/2013): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in