RENÉ DE DEUS VIEIRA

Postado por e arquivado em PESSOAS.

RENERené de Deus Vieira, devido à força de sua imaginação, inteligência e o brilho de seu estilo, entrou para as páginas da história da Educação de Patos de Minas e região como professor de Matemática e Física, deixando substanciais qualidades: generosidade, cortesia, influência, caridade, companheirismo. Homem de caráter e personalidade forte, temperamento, lealdade, responsabilidade, honestidade, disposição.

Nasceu na Fazenda Berradouro, no Município do Carmo do Paranaíba/MG, em 28 de fevereiro 1919, filho de Salomão de Deus Vieira e Áurea da Fonseca Vieira. Fez curso primário no Colégio São Geraldo, em sua terra natal, onde ganhou uma menção honrosa de aproveitamento em uma avaliação dos alunos da escola. Cursou o ginásio no Colégio Santo Antônio, na cidade de São João Del Rei/MG. Na Escola de Minas, na cidade de Ouro Preto/MG, estudou durante dois anos.

Casou-se com Serafina Borges Mundim. Dessa união, nasceram sete filhos, treze netos, e um bisneto. Em 1960, mudou-se para Patos de Minas. No Colégio Municipal, hoje Escola Estadual Zama Maciel, iniciou sua carreira de professor de Matemática e Física, onde trabalhou 35 anos. Em 1996, o Zama Maciel inaugurou o laboratório de Matemática, que levou seu nome, devido aos vários anos de dedicação à Escola.

Aos 50 anos, prestou vestibular na Faculdade de Patos de Minas (FEPAM) sendo aprovado em primeiro lugar. Recebeu o título de “Cidadão Patense” (1987) por intermédio do vereador Sílvio Gomes de Deus. Em 1989, foi destacado pela sociedade patense entre os “Melhores de 89”, no mérito profissional, na área do Magistério. Em 1995, os alunos do curso de Ciências, escolheram seu nome, para constar em um dos laboratórios da FEPAM, como reconhecimento dos seus conhecimentos e ensinamentos. Foi homenageado pela FEPAM em 1998 quando a Instituição comemorou seus 30 anos de luta pelo Ensino Superior de Patos de Minas.

Durante o exercício do Magistério, recebeu 14 medalhas como “Professor do ano”, indicação feita pelos estudantes. Foi paraninfo e professor homenageado por diversas turmas para as quais lecionou. Foi homenageado pelo Rotary Clube de Patos de Minas (Rotary Guaratinga) como “Professor do ano” e como ex-membro do mesmo. Recebeu o título de “Colaborar Emérito do Exército Brasileiro” por ter sido professor de 7 coronéis das Forças Armadas.

Nos seus 40 anos de Magistério, o Professor René de Deus Vieira deixou marcas na memória de seus alunos como professor austero, metódico, rígido, mas simpático e carinhoso. Entrou para a história da cidade de Patos de Minas e região, sendo recordado por todos, com saudade, devido sua extrema dedicação, competência e simplicidade. Homem de pulso forte, com grande liderança sobre a juventude, respeitado e admirado por seus familiares, amigos, professores, pais e alunos.

Em 2015, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Bairro Panorâmico, Patos de Minas/MG, recém criada, por indicação dos professores, funcionários e direção, presta-lhe uma homenagem escolhendo seu nome para a Caixa Escolar e com a autorização de sua família e aprovação pelo Colegiado, esta Unidade Escolar passa a se chamar Escola Estadual “Professor René de Deus Vieira”.

É uma eterna gratidão pelos serviços prestados à educação e um reconhecimento do talento do professor René e sua luta pelo engrandecimento e enriquecimento cultural prestado à sociedade patense. Assim, podemos traduzir toda a sua trajetória de vida, numa única palavra: INESQUECÍVEL.

NOTA: René de Deus Vieira faleceu em 05 de março de 2011.

* Fonte e foto: Texto de Cristiano Pacheco e Deus Mundim (neto de René), revisado e reformulado por Mauro Lúcio Barcelos da Silva (2015), do Blog da Escola Estadual Professor René de Deus Vieira.

Compartilhe