MARIALDA DE AMORIM COURY MARTINS

Postado por e arquivado em PESSOAS.

MARIALDAMarialda de Amorim Coury Martins (Marialda Coury) é natural de Patos de Minas. Nasceu em 31 de julho de 1947, filha de José Batista Coury e Alda Amorim Coury. Casou-se em 15 de fevereiro de 1969 com Dinater Martins, filho da cidade de Paracatu. Dessa união nasceu Dinamar Martins. Seus netos são Ana Laura e Roberto Neto.

Artista plástica; professora primária; professora de Artes/Desenho e Aquarela; presidente da UNART por duas gestões; sócia fundadora da BPW/Associação das Mulheres Profissionais de Patos de Minas; presidente da Casa da Cultura de Patos de Minas, presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR); idealizadora, fundadora e vice-presidente da Associação das Marias Artesãs de Patos de Minas; agente cultural e pesquisadora da Fundação Casa da Cultura do Milho; professora de Arte/Artesanato – UNIPAM – Sênior; diretora da Fundação Casa da Cultura do Milho; membro do Conselho do Patrimônio Histórico de Patos de Minas.

Entre os anos de 1992 a 2011, realizou pesquisas voluntárias como agente cultural com levantamento fotográfico – História de Patos de Minas – SEMEC – Divisão de Cultura (hoje o MUP – Museu Patos de Minas); para a Festa Nacional do Milho – Patos de Minas (criação do Memorial do Milho – Patos de Minas); sobre a história do Banco do Brasil – Patos de Minas; história do Grupo Escolar Marcolino de Barros; história de Presidente Olegário e da Vila Santo Antônio.

Entre os anos de 1985 a 2003, realizou campanhas com os artistas plásticos para a produção de trabalhos e doação para o Acervo Cultural e Artístico das cidades de Patos de Minas – na Presidência da UNART (60 telas); Patrocínio / UNAPP (31 telas); Carmo do Paranaíba / UNACC (25 telas); Cruzeiro da Fortaleza (6 telas); Presidente Olegário (6 telas), Patos de Minas / Acervo da Fundação Casa da Cultura do Milho – Memorial Romero Queiroz Pereira / Comemoração dos 30 anos da Escolinha de Artes (30 telas).

Dentre os vários trabalhos artísticos realizados, alguns se destacam pela importância histórica: Cartaz da 28ª Festa Nacional do Milho / Patos de Minas; Carimbo da ECT / Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos / 29ª Festa Nacional do Milho; Cartaz da 8ª Festa da Produção – Presidente Olegário; Painéis do Terminal Rodoviário José Rangel – Patos de Minas, juntamente com os artistas Lucia Di Donato, Nice Garcia, Walda Queiroz e Roberto Di Castro; livros “Festa Nacional do Milho Através dos Tempos”  e   “Vicente Nepomuceno – O Artista Maior 100 Anos”.

Consta ainda de seu currículo a doação de 10 telas – Patos de Minas 100 Anos: com arte se faz uma história (doadas ao Acervo o Município no ano de seu 1º Centenário – MUP – Museu de Patos de Minas); Livro ilustrado, 13 telas – Brasil 500 Anos – O Milho na Trilha da História (livro e telas doadas ao Acervo do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, com textos das educadoras Carla Regina Duarte Santiago e Neide Vieira); Livro ilustrado.

Marialda Coury, em virtude do compromisso com o fazer artístico, tem recebido várias homenagens e atuado em diversos eventos artísticos. Cronologicamente, destacam-se:

1984: Destaque Comunitário / Jornal Folha Diocesana.

1990: Moção de Aplausos – Câmara Municipal de Patos de Minas / 25 anos de Vida Artística- Vereador Romero Santos Silva.

1991: Homenagem AITIMAP – 20 anos da Imprensa do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

1992: Homenagem – 1º Centenário de Patos de Minas pelos serviços prestados à pesquisa Histórica / fotos para o Acervo do Município – 34ª Festa Nacional do Milho Prefeitura Municipal de Patos de Minas – Gestão Antônio do Valle Ramos.

1993: Moção de Aplausos – Câmara Municipal de Patos de Minas / 20 anos da Escolinha de Artes Marialda Coury.

1994: Homenagem Especial – CCRB / Centro Cultural Rui Barbosa / 30 anos de vida artística.

Homenagem – Festival de Pratos Típicos com Milho / Funcionários da EMATER.

Homenagem – AITIMAP – Personalidade do Século XX – Patos de Minas.

Destaques 94.

1995: Homenagem – Melhores de 95 AITIMAP – Jornal Estado de Minas Sucursal do Triângulo Mineiro – Artista Plástica – Uberlândia.

2000: Moção de Aplausos – Câmara Municipal de Patos de Minas – 25 anos da Escola de Artes Marialda Coury e 35 anos de trabalho / Vereador José Rodrigues de Oliveira – José Café.

2003: Homenagem Câmara Municipal – Cidadã Benemérita de Patos de Minas – vereadores: Adauto José Gonçalves, Paulo Batista de Castro, Clênio José Carvalho.

2003: Homenagens: 30 anos da Escola de Artes Marialda Coury, comemorado nas cidades de: Vazante, Patrocínio, Carmo do Paranaíba Patos de Minas.

Patos de Minas: Entrega de 30 telas ao Acervo do Memorial do Milho, pelas alunas da Escola.

2004: Moção de Aplausos – Câmara Municipal –30 anos da Escola de Artes  Marialda Coury e lançamento do livro “Mãos que fazem”  – Vereador Paulo Batista de Castro.

2005: Festa Nacional do Milho – Homenagem – Comenda Antônio Secundino de São José.

2006: Homenagem: Dia Internacional da Mulher – Medalha de Mérito “Coracy Affonso de Castro”- Câmara Municipal de Patos de Minas.

2008: Homenagem – 50ª Festa Nacional do Milho – Jubileu de Ouro- gestão Evaristo José Caixeta.

2008: Homenagem – Comenda Teresinha Couto – Pintura – 25 anos da UNART.

2011: Festa Nacional do Milho – Homenagem – Artista Plástica – 1º Balaio de Arte e Cultura de Patos de Minas.

Homenagem – Comissão Concurso Rainha Nacional do Milho.

Homenagem da Fundação Casa da Cultura do Milho – Projeto “A Educação resgatando a História e a Cultura de Patos de Minas”.

2012: Participação no 2º Balaio de Arte e Cultura – Fenamilho / 2012 – Curadora do Artesanato.

Exposição de Artesanato de Palha / Marias Artesãs.

Criação da loja ROSA MENINA.

2012: Homenagem Câmara Municipal de Patos de Minas / Moção de Aplausos pela criação e os 10 anos da Associação das Marias Artesãs de Patos de Minas.

2013: Festa Nacional do Milho – Participação no 3º Balaio de Arte e Cultura / Fenamilho 2013 – Curadora do Artesanato.

Exposição de Artesanato de Palha: As Festas religiosas e suas tradições  (Doado ao Memorial do Milho).

2014: Festa Nacional do Milho – Participação no 4º Balaio de Arte e Cultura / Fenamilho 2014 Curadora do Artesanato.

Exposição de Artesanato: “Fiando Sonhos Tecendo Histórias”.

Projeto sobre a História da Tecelagem em Patos de Minas e região.

2015: Homenagem – Comissão do Projeto artístico literário.

Lançamento do Livro “Estudante faz Arte: é FENAMILHO 9ª edição.

Homenagem: Projeto Artístico Literário / Diretora da fundação Casa da Cultura do Milho.

Lançamento do livro: Estudante faz arte: é FENAMILHO – 9ª edição.

* Texto e foto: Marialda de Amorim Coury Martins.

Compartilhe