EXÓTICO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

7O Exótico surgiu nos Estados Unidos do cruzamento entre gatos persas e americanos de pelo curto. Foi reconhecido apenas a partir de 1967 na América e em 1971 na Europa. A cabeça é redonda e maciça, bem equilibrada, com bochechas cheias e focinho roliço; pescoço musculoso e forte; crânio largo e arredondado com queixo forte e maxilar largo; orelhas pequenas, arredondadas e ainda bem separadas insertando-se dentro do círculo da face bem abaixo da lista do crânio. O nariz é curto e largo; olhos grandes, redondos e brilhantes insertados um pouco distantes entre si, harmonizando sempre com as cores do manto, de coloração azul nas variedades de pelo branco e cobre nos exemplares pretos, existindo outras cores e tons dependendo da cor de sua pelagem.

O corpo tem formato de médio a grande (4 a 6 quilos), robusto, maciço, compacto e forte; peitos largos, ombros e dorso maciços e musculosos; pernas curtas, fortes e também firmes; pés largos e redondos, sendo desejável ter tufos de pelo entre os dedos. A cauda é curta e espessa, de inserção baixa e com uma extremidade ligeiramente arredondada, proporcional ao comprimento do corpo. O Exótico é um gato considerado grande e robusto, mas a qualidade do animal é muito mais importante do que seu porte. É um tipo de Persa de pelagem curta, sedosa, densa e ereta, mas sem que seja espetada.

No cruzamento entre o Exótico e Persa o gene de pelo curto é dominante e o gene de pelo longo é recessivo. Desse cruzamento poderão nascer filhotes tanto de pelo curto como alguns de pelo curto e outros de pelo longo. Até mesmo no cruzamento de dois Exóticos poderá nascer algum filhote de pelo longo, desde que os progenitores sejam heterozigotos. O temperamento é parecido com o do Persa, carinhoso e apegado ao dono, porém, o Exótico é mais extrovertido e alegre, provavelmente uma herança do American e do British Short Hair de pelo curto. É um excelente gato para companhia. Costuma ser muito amigável e brincalhão. Gosta ainda de correr atrás de bolas de papel e também observar os movimentos.

É um felino bastante ativo, brinca de forma exaustiva com o seu dono de um cômodo a outro da casa, apesar de estar sempre junto. Seu temperamento é bastante calmo, e praticamente não mia, é muito doce, pacífico e leal. O macho normalmente é mais afetuoso do que a fêmea. Sua maturidade costuma ser mais tardia que outras raças e ainda é um excelente caçador. Para viver bem não precisa de muito espaço, pois é um bom gato de apartamento, é um felino excelente que deverá se apegar muito ao seu lar.

Não existem demasiados cuidados com a pelagem, sendo a sua manutenção bastante simples. Escovações regulares são uma boa alternativa para que se tenha um exemplar de felino saudável. A expectativa de vida é de 10 a 15 anos.

* Fontes: Fofuxo.com.br e Ronronar.com.

* Foto: Portalpets.com.br.

Compartilhe