CHEGADA DE DOIS EXPEDICIONÁRIOS PATENSES, A

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

7A cidade viveu sabado, à tarde, momentos de intensa vibração civica com a chegada de dois dos soldados da Força Expedicionaria Brasileira¹. Todas as classes sociais associaram-se as manifestações de regosijo com que o casal Edmundo Dias Maciel comemorou o regresso de seu filho Claudio Dias Maciel, e de seu companheiro, Altino, filho do Snr. Deodato José Ferreira. Marcada para as quatro horas da tarde, desde muito antes começou a chegar à residencia do Major Edmundo Maciel numerosas familias e amigos. Quando o cortejo de automoveis penetrou na cidade uma multidão de mais de duas mil pessoas estava reunida em frente à casa do Major Edmundo Maciel. Os automoveis foram parar na igreja matriz, onde os esperava as suas genitoras, as quais haviam feito as promessas de recebe-los na igreja caso regressassem felizes do campo de batalha. O momento vivido pela enorme massa que enchia literalmente o templo foi dos mais memoraveis dada a grandeza simbolica do mesmo. O Snr. Monsenhor Fleuri, oficiou uma cerimonia congratulatoria pelo feliz acontecimento. Da igreja vieram os expedicionarios carregados nos ombros da multidão até a casa do Snr. Edmundo Maciel, onde os aguardavam o corpo docente e discente da Escola Normal Oficial, o corpo docente e numerosa representação do Grupo Escolar “Marcolino de Barros”, os órgãos diretores do Sindicato Operario, o Tiro de Guerra 283, tendo à frente a sua Diretoria, o Snr. Prefeito Municipal acompanhado dos mais altos funcionarios da Prefeitura Municipal, toda a classe comercial, toda a classe bancaria, a banda de musica “Lira Patense”, a Diretora e representação da Escola Madalena Maria. O corpo docente e discente do Ginasio Benedito Valadares, todos os representantes do clero, o Snr. Prefeito de Presidente Olegário, os diretores da Associação de Chaufeurs, os Diretores da U.R.T., os diretores do Aero Clube e Sociedade Recreativa Patense, numerosos amigos das familias Edmundo Maciel e Deodato José Ferreira, e grande massa de povo.

Recebidos entre palmas, fogos e musica executada pela brilhante corporação musical “Lira Patense”, sob a regencia do Maestro Missias Feliciano Ferreira, foram os rapazes conduzidos para o interior da casa onde foram abraçados pelas familias presentes.

Regressando ao alpendre foram os pracinhas saudados em discurso pelo jovem representante do Tiro de Guerra 283, Snr. Geraldo Cordeiro, que leu em nome de seus companheiros vibrante oração. A Senhorita Ordalina Vieira, em entusiastico discurso saudou-os em nome da Escola Normal Oficial. O Dr. Geraldo Magalhães discursou em nome do povo de que era legitimo e fiel interprete. O jovem orador Antonio Mendonça Pinheiro, cumprimentou-os em nome da mocidade patense. Terminadas as saudações oficiais o casal Edmundo Maciel ofereceu aos presentes fina mesa de doces, e as manifestações de regosijos duraram até ao escurecer. À noite, os rapazes e moças de nossa sociedade promoveram em casa do Snr. Edmundo Maciel um animadissimo baile que terminou pela madrugada.

Terça-feira, o casal Deodato José Ferreira recebeu um sua casa na fazenda das Alagoas, a uma legua da cidade, os seus amigos e parentes, oferecendo-lhes uma animada festa, à qual compareceram numerosas pessoas de nossa sociedade, e das fazendas vizinhas.

A “Folha de Patos” associou-se a todas as festividades promovidas em honra dos bravos rapazes que tão bem representaram a nossa terra nos campos de batalha da Italia. A todas elas como nota de camaradagem compareceu o simpatico expedicionario agora tambem radicado em nosso meio, e que aqui chegara ha dias, o cabo Jaime Ramos de distinta familia de Sant’Ana de Patos. Os cumprimentos que recebeu testemunham o apreço com que é recebido em nosso meio e a admiração pelos seus feitos na luta em que a mocidade brasileira se empenhou pela defesa da civilização.

* 1: Leia “Força Expedicionária Patense”.

* Fonte: Texto publicado na edição de 25 de agosto de 1945 do jornal Folha de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Tenhoquepoupar.wordpress.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe