FUCAP REFORMARÁ O CINETEATRO VICENTE NEPOMUCENO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

FUCAP REFORMARÁNa última terça-feira, dia 16 [02/2016], foi realizada no Cineteatro Fucap Vicente Nepomuceno, na Rua Canadá, uma reunião ordinária do Conselho Curador da Fundação Cultural do Alto Paranaíba (Fucap). A reunião foi aberta pelo presidente Heitor Rocha de Mendonça Pinheiro que inicialmente informou aos conselheiros presentes – Evandro Luiz Simão, Betânia de Sousa Pacheco Cintra, Rose Cantarini, João Vicente Deocleciano Pacheco, Adelino Amorim e Esio Nogueira de Menezes – sobre as últimas ações que buscou para colocar a Fucap novamente em funcionamento. Relatou que a contadora Nádia está organizando os papéis contábeis; que está preparando a venda da casa da Dr. Marcolino; que conseguiu junto ao poder público, vereadores e prefeito, uma verba no orçamento de 2016 de R$52 mil, para realizar eventos e que está organizando a documentação para buscar recursos junto aos governos estadual e federal, via Ministério da Cultura.

Após as informações, este passou a palavra para Alex de Castro Borges, que apresentou um projeto para reforma, adaptação e modernização do Cineteatro às normas de funcionamento de uma casa de espetáculo.

Alex de Castro disse inicialmente que algumas intervenções pontuais terão que ser realizadas para adequar o Cineteatro às normas do Corpo de Bombeiros.  Ele ressaltou que o projeto global deverá buscar aproveitar ao máximo a atual construção. Foram mostradas imagens do projeto, com o Cine Teatro tendo capacidade para 152 lugares, podendo ser ampliado com mais 20 lugares, com as mudanças da escada e dos banheiros para o lado de fora.  Ressaltou que são necessários a construção de uma nova e moderna entrada; colocações de  iluminação  de  emergência,  saída de  emergência  e  extintores.  Sugeriu construir um segundo andar sobre a área lateral, que funcionaria como depósito. A caixa cênica, para boca de cena, coxia e etc., teria que subir, instalando modernas mecânicas de luz e som.

Ao final, Alex de Castro Borges anunciou que nada cobrará da Fucap, pois a entidade ajudou muito na implantação do Teatro Municipal. Ele sugeriu e entrará em contato com um engenheiro técnico que organizará uma planilha para planejar o que se pode realizar com os recursos disponíveis e os que poderão vir dos órgãos públicos de apoio à cultura.

Foram mostrados dois projetos, um que realiza uma pequena reforma, onde foi dimensionado um projeto para o Corpo de Bombeiros, usando cadeiras de plástico, com a porta totalmente aberta e escada do lado de fora; com um custo aproximado de 30 mil reais, e o que torna o Cineteatro numa moderna casa de espetáculo, ficando este em R$220 mil.

O diretor presidente da Fucap, Heitor Rocha de Mendonça Pinheiro, adiantou que interessa em realizar o projeto de reforma com maior amplitude, pois assim poderá realizar bons eventos dentro no novo Cineteatro Vicente Nepomuceno.

* Fonte e foto: Texto de Esio Nogueira publicado com o subtítulo “Casa de espetáculo poderá ter novos e modernos equipamentos” na edição de 20 de fevereiro de 2016 do jornal Folha Patense.

Compartilhe