RENÉ DE DEUS VIEIRA: CIDADÃO PATENSE

Postado por e arquivado em PESSOAS.

7Quem tem por hábito acompanhar as reuniões da Câmara Municipal de Patos de Minas não esperava tanta gente na solenidade de entrega do Diploma de Cidadão Patense ao professor René de Deus Vieira, realizada no dia 4 deste mês (04/05/1987). Por outro lado, aqueles que conhecem o trabalho e a pessoa do homenageado com certeza já sabiam que a casa do povo seria invadida por um grande número de admiradores do professor. E foi o que realmente aconteceu naquela noite, marcada pela emoção de quem esteve no centro das atenções e pelos sorrisos daqueles que, com muita atenção, constituíram a platéia.

A superlotação do recinto da Câmara deu a prova definitiva de que a homenagem foi justa, se é que alguém tinha dúvidas quanto a isso. Cerca de 120 pessoas estiveram presentes à solenidade, um número que dispensa maiores comentários. No plenário, na primeira fila, em frente a mesa diretora dos trabalhos, a família do professor René – filhos e filhas, com seus cônjuges, além dos netos. Na platéia, alunos, ex-alunos, professores, diretores de escolas, parentes, amigos do homenageado e demais convidados.

A emoção tornou-se evidente no semblante do professor René de Deus Vieira logo quando ele foi conduzido, juntamente com sua esposa, até a mesa, pelos líderes do PDS, Avenor Miquelante; do PMDB, Heleno Luiz e do Prefeito, Arino Alves. Os presentes aplaudiram de pé a entrada do educador, que formou na mesa diretora dos trabalhos ao lado do Prefeito Arlindo Porto e dos vereadores Sílvio Gomes de Deus, João Ricardo de Oliveira e Elterson Gonçalves de Magalhães, presidente, vice-presidente e secretário da Câmara respectivamente.

Outros momentos de emoção estariam reservados para o professor René. O vereador Sílvio Gomes de Deus, autor do projeto de resolução 12/85 que outorgou o Título Honorífico de Cidadão Patense ao professor, transferiu aos netos do homenageado a incumbência de entregar o diploma. Foi, talvez, o momento mais bonito da solenidade. Ao receber o diploma das mãos dos netos (Ana Paula e Júnior), que o abraçaram, René de Deus Vieira respondeu com emoção que lhe custaram algumas lágrimas

Mais uma vez os presentes aplaudiram de pé. O carinho do público que foi à solenidade do dia 4 na Câmara para com o homenageado tem uma explicação muito simples. O professor René sempre soube cativar as pessoas, especialmente os alunos, pela sua maneira de ser. Conforme o próprio Sílvio Gomes de Deus, autor do projeto de resolução que concedeu o título ao professor e um dos seus ex-alunos, “não se pode esquecer suas estórias dentro da sala de aula”. O educador sempre é lembrado por ex-alunos pela sua maneira descontraída de transmitir o que sabe aos estudantes.

René de Deus Vieira nasceu em Carmo do Paranaíba, mas reside em Patos de Minas há vários anos. Ele é professor no Colégio Estadual (Escola Estadual “Zama Maciel”) e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas (FAFIPA). Já lecionou no Colégio Fonseca Rodrigues e no extinto Dom José Coimbra. Sua formação inclui diversos cursos superiores de Matemática e Física. Na FAFIPA, René de Deus Vieira leciona desde 1971. Na carreira de magistério, o mais novo cidadão patense é hoje professor nível 6, no Estado.

Durante a solenidade de entrega do Diploma de Cidadão Patense ao professor René, a diretora da Escola Estadual Zama Maciel, Francisca Mendonça de Morais, entregou uma “placa” ao educador como forma de reconhecimento daquele estabelecimento de ensino pelos muitos serviços prestados pelo homenageado a Patos. Também a FAFIPA, através do professor Lázaro Cunha, representando a Diretora Neuza Helena, homenageou René de Deus Vieira com um cartão. Marli da Mota Porto, assessora da Câmara e candidata a Rainha do Milho/87, entregou um buquê de rosas à esposa de professor, Serafina Mundim Vieira.

Ao falar sobre a homenagem, o Presidente da Câmara, Sílvio Gomes de Deus, citou as qualidades e a dedicação do professor René como fatores que o levaram a apresentar o Projeto de Resolução que outorgou o título ao educador. Sílvio Gomes não se alongou muito, falando às vezes diretamente ao homenageado e, em outras ocasiões, aos presentes. O vereador encerrou seu pronunciamento agradecendo ao homenageado por tudo que fez por Patos de minas. “Pessoas como você deveriam receber agradecimentos sinceros todos os dias”, justificou.

Dizendo-se mais afeito aos números que às palavras, René de Deus Vieira também foi breve em sua fala de agradecimentos. Ele lembrou que foi professor do Presidente da Câmara, Sílvio Gomes, hoje engenheiro civil, e que “se meu nome foi lembrado para receber uma homenagem como esta, é porque ficou algo de positivo de mim para ele”. O professor agradeceu a todos os vereadores, aos seus ex-alunos e aos atuais e ainda comparou o momento da homenagem com o dia de seu casamento, para ressaltar a importância que dava àquela noite. “Minha gratidão é imensa e não serão as palavras que farão com que ela cresça ainda mais”, concluiu.

* Fonte: Texto publicado com o título “A Emoção Por Resposta” e subtítulo “Numa solenidade bastante concorrida, a Câmara Municipal homenageou o Professor René de Deus Vieira” na edição n.º 162 de 15 de maio de 1987 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História do Unipam.

* Foto: Arquivo da Escola Estadual Professor René de Deus Vieira.

Compartilhe