PÁSSARO COMO ANIMAL DE COMPANHIA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PÁSSAROS.

TUIMMuitas pessoas em busca do animal de companhia que se encaixa melhor em seu espaço e estilo de vida optam por pássaros por acreditarem que esses animais requerem menos atenção, cuidado ou espaço. No entanto, um pássaro, assim como qualquer outro animal de companhia, requer muito cuidado e carinho. Enquanto muitos donos irão certamente afirmar que seus amigos de penas são inigualáveis em termos de companheirismo, o fato é que eles não são para todos. Ao contrário dos animais que foram domesticados há milhares de anos, como cães e gatos, pássaros são essencialmente selvagens e precisam ser socializados todos os dias para ficarem mansos.

Quando alguém faz a escolha de ter uma ave como seu fiel companheiro, o próximo passo é descobrir qual espécie é a ideal. A variedade é imensa e essa etapa é um desafio por si só. Escolher pela beleza? Pelo canto? Ou por algo que talvez você tenha visto em um filme e achou interessante? A realidade é que você deve pesquisar bastante, pois cada pássaro irá construir um relacionamento diferente com seu dono. Antes de escolher qual será a espécie eleita é recomendável conversar com criadores experientes.

Alguns proprietários enxergam as vocalizações de seus animais de companhia como uma bela música, outros simplesmente aceitam que é um efeito colateral inevitável de possuir um pássaro. Enquanto muitos emitem vocalizações que podem ser calmantes, agradáveis e alegres, algumas espécies, como papagaios, araras e cacatuas, podem emitir sons que beiram a fronteira do insuportável a ensurdecedor. Levar esse fator em consideração ao escolher a espécie que você deseja ter é crucial para o seu bem-estar, o de sua família, de seus vizinhos e até mesmo de outros animais do ambiente. E quando for comprar seu pássaro tenha muito cuidado e muita atenção, certificando-se da procedência do animal, de todos os certificados e autorizações do IBAMA.

Se você se decidiu por ter um pássaro deve avaliar a sua rotina diária para ver se possui a disponibilidade de tempo que o seu amigo vai exigir. Aves costumam construir seus relacionamentos em longo prazo, é algo edificado todos os dias, com uma dose de amor, carinho e atenção. A confiança entre pássaro e dono surge da interação diária. Se a sua agenda é bastante ocupada e você acredita não ter tempo para essa convivência, então um pássaro pode não ser o melhor animal de companhia para você.

A dieta dos pássaros varia de acordo com a espécie. Alguns acreditam que manter sua tigela cheia de sementes é o suficiente. O primeiro passo para garantir uma vida saudável é sempre oferecer porções de frutas e vegetais. Alimentos frescos não só fornecem uma alimentação insuperável em termos nutricionais como experimentar diferentes sabores e texturas pode estimular a mente da ave, efetuando benefícios psicológicos.

O fumo é altamente prejudicial para a saúde de qualquer ser vivo, e isso é notório e sabido há muito tempo. Para pássaros, os malefícios são ainda piores. As aves têm um sistema respiratório extremamente sensível e são seriamente prejudicadas por produtos químicos e fumos. Se você optar por usar produtos do tabaco, como o cigarro, use bem afastado de seu pássaro para mantê-lo seguro e saudável. E não se esqueça de lavar as mãos após as tragadas.

* Fonte: Bolsademulher.com.

* Foto: Tuim (Forpus xanthopterygius), o menor da família dos papagaios e periquitos no Brasil, de Montanhascapixabas.com.br. Leia sobre ele em “Tuim”.

Compartilhe