POLÍCIA PATENSE É HOMENAGEADA EM 1987

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

15“Os empresários patenses saúdam a polícia mais eficiente do Brasil”, dizia uma única faixa colocada no salão de festas do Caiçaras Country Clube na noite de sexta-feira, 8, expressando todo o reconhecimento do empresariado local pelo trabalho das polícias Civil e Militar responsáveis pela segurança em Patos de Minas e Região. Naquela noite, juntamente com a comemoração da posse da nova diretoria da Associação Comercial, o setor automotivo patense prestou uma justa homenagem à polícia, que tem desenvolvido um ótimo trabalho, conservando sua eficiência a despeito do crescimento da cidade.

Estiveram presentes ao jantar festivo diversas autoridades civis e militares: Prefeito Arlindo Porto; deputados José Mendonça de Morais e Bernardo Rubinger de Queiroz (ambos do PMDB); Wulfrano Patrício, representando o deputado Elmiro Nascimento (do PFL); Delegado de Trânsito, Elber Machado Cordeiro; Comandante do 15.º BPM, Tenente-Coronel Augusto Soares; Omar Rocha, recém-empossado Presidente da Associação Comercial; Roberto Brandão, ex-Presidente da mesma entidade; vereador Silvio Gomes de Deus, Presidente da Câmara Municipal; Aldo Lino Silva, Vice-Prefeito de Patos; além de inúmeros empresários, oficiais militares, delegados e convidados.

A solenidade teve por mestre de cerimônia o radialista Paschoal Borges de Andrade que, pela ordem, anunciou o pronunciamento dos seguintes oradores: José de Souza Maia (Zizico), representando o setor automotivo patense; Arlindo Porto, que endossou totalmente a homenagem feita à polícia; Wulfrano Patrício; Bernardo Rubinger; José Mendonça; Elber Cordeiro, em nome da Polícia Civil; Augusto Soares, em nome da PM; Roberto Brandão, que relatou as atividades desenvolvidas pela Associação Comercial durante sua gestão; e Omar Rocha, que disse se sentir honrado em receber a incumbência de dirigir os destinos da associação. “Vamos à luta. Unidos seremos fortes, e fortes jamais seremos vencidos”, diria Omar Rocha aos seus colegas empresários no final do pronunciamento.

O setor automotivo de Patos esteve representado por todas as empresas que militam na revenda de automóveis na cidade, ou seja, Alto Patos S/A (Volkswagen), Copave (Fiat), Dipam (Ford), Braz Silva S/A (Chevrolet), Autopatos Caminhões, etc. Zizico Maia, falando em nome do setor, ressaltou a importância do trabalho policial, justificando com isso a prestação da homenagem. Segundo o empresário, a polícia é responsável pela tranquilidade e pela paz, fatores essenciais para que haja desenvolvimento. O Delegado de Trânsito, Elber Cordeiro, tocou no mesmo ponto, afirmando que toda sociedade necessita de segurança para se desenvolver. “Essa segurança será maior à medida em que houver a participação da comunidade”, frisou. Também o Comandante do 15.º BPM, Tenente-Coronel Augusto Soares, pediu o auxílio da sociedade no trabalho da polícia. Segundo ele, somente com a segurança garantida é que o país terá tranquilidade “para trabalhar e superar a crise em que se encontra”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Justo Reconhecimento” e subtítulo “Empresários patenses prestam homenagem à polícia local” na edição n.º 162 de 15 de maio de 1987 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Pmmg.10rpm.com.br.

Compartilhe