JOSÉ DE SANT’ANNA: BENFEITOR PATENSE

Postado por e arquivado em PESSOAS.

2Sendo do nosso programma fazer justiça e trabalhar, de preferencia pelo desenvolvimento d’esta terra, não podemos calar e deixar que fique só conhecido por alguns, os seus maiores bemfeitores e os dedicados auxiliares da administração municipal.

Descendente de um dos vultos dos que mais trabalharam por Patos, desde a sua fundação, o inolvidável Cap. Joaquim José de Sant’Anna, deixou uma prole que honra a sua memoria que, mesmo assim, mais favorecido por bens de fortuna, destaca-se de um modo sympathico, o Cap. José de Sant’Anna, mostrando-se um patense invejável, sem desfallecimento, sem nicas, com um desprendimento completo, seu auxilio moral, intelectual e material, para tudo que diz respeito ao progredir de Patos é constante e infallivel. Além de seu concurso, desde moço, desempenhando funções publicas, com criterio e dedicação como Promotor Publico da Comarca; cargos de eleição como Vereador Municipal, em que sempre bateu-se com denodo, pelas melhores ideias; ultimamente o Cap. José de Sant’Anna, na nova transição porque passa Patos, na ultima administração municipal tem sido um dos mais dedicados e fortes auxiliares.

Agrada-nos patentear a toda sociedade patense que o Cap. José de Sant’Anna, sem ALARDE, sem OSTENTAÇÃO, até mesmo procurando OCULTAR de todos, tem sido de um desprendimento para auxiliar as obras de melhoramentos últimos, que seria um CRIME de leso-reconhecimento, não tornar conhecido de todos os seus patricios, o seu PHILANTROPISMO.

Quando na administração passada se procurou edificar o Matadouro Municipal, elle correu pressuroso, OFERECENDO o terreno para este fim.

Procurou-se actualmente abastecer a cidade de agua potavel e apesar da Camara Municipal possuir os mananciais, estes eram encravados em terrenos do nosso DEDICADO patricio e desde os primeiros estudos, em que o serviço de picada ia identificando madeiras até actualmente, tudo, tudo que fosse necessário, tem franqueado de um modo LIBERAL e CAPTIVANTE, em que torna credôr de uma gratidão, não só da administração, como da sociedade, sincera.

A sua BOLSA é franca a toda e qualquer subscrição, de fim util; e de sua obediencia a tudo que a lei determina nos ufana de declaral-o um dos MAIORES BENFEITORES de Patos, da actual geração.

NOTA: As doações feitas por José de Santana continuaram, para o bem da terra natal, como ele sempre dizia, através dos tempos. Depois de 1930 deu de “mão beijada”, para o Estado construir os edifícios, os vastos terrenos onde estão situados os majestosos prédios do Grupo Escolar Marcolino de Barros e o Hospital Regional Antônio Dias.

* Fonte: Texto do Dr. Marcolino de Barros publicado na edição de 07 de fevereiro de 1915 do jornal Cidade de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Do livro Logradouros Públicos de Patos de Minas, de Júlio César Resende.

Compartilhe