INAUGURADO O GINÁSIO POLIVALENTE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

DSC02932Em solenidade realizada no dia 21 [09/1971] no auditório da Rádio Clube, com a presença das autoridades municipais e mais de quinhentas pessoas, o professor José Paschoal Borges, representando o prefeito Sebastião Silvério de Faria, proferiu a aula inaugural do Ginásio Estadual Polivalente, destacando que “Patos de Minas foi premiada com um moderno estabelecimento de ensino que terá grande influência em tôda a rêde escolar do Alto Paranaíba”.

A sessão foi presidida pelo Delegado Regional de Ensino, Dr. Dácio Pereira da Fonseca, que destacou a participação da comunidade na grande obra do PREMEM.

Em seu discurso, o professor Jacinto Guerra, Diretor do Ginásio Polivalente, citou o Ministro Jarbas Passarinho, dizendo que o Polivalente é um monumento à educação e um modêlo nôvo de escola. O prof. Jacinto Guerra concluiu afirmando que o Polivalente avança no tempo como escola do amanhã constituindo uma das mais arrojadas experiências brasileiras na área da educação.

A solenidade foi transmitida pela Rádio Clube e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Benedito Corrêa; do vereador e jornalista Wulfrano Patrício; juízes Rubens Soares e Deiró Eunápio Borges Júnior; promotor Waldemar Antônio Mendes; Dr. Antônio Ximenes, presidente da Associação Médica; Irmão Geraldo Feliciano, Diretor da Faculdade de Filosofia; jornalista José Maria Vaz Borges; historiador Oliveira Mello, presidente da Academia Patense de Letras, além de representantes de clubes de serviços, instituições religiosas, colégios, empresas e associações de classe.

Na oportunidade, o Gerente de Recursos Didáticos do Ginásio, Prof. José Alvimar Ramos gravou diversas entrevistas com personalidades municipais, que assinalaram o acontecimento como um grande fato histórico da educação em Patos de Minas.

O Polivalente de Patos de Minas é um dos dez primeiros ginásios dêsse tipo instalados em Minas e começou a funcionar com 420 alunos em dois turnos. O prédio do Ginásio é uma obra da mais moderna engenharia escolar, foi construído no prazo récorde de seis meses e está totalmente concluído e equipado, representando um investimento material superior a um milhão de cruzeiros atuais. Dotado de excelentes recursos técnicos e humanos o Ginásio Polivalente é uma experiência educacional que tem o seu êxito plenamente assegurado.

As obras complementares do Ginásio Polivalente de Patos de Minas estão sendo executadas pela Prefeitura e a inauguração oficial do prédio será realizada com a presença de altas autoridades do Govêrno do Estado e do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio.

NOTA: O Ginásio Polivalente de Patos de Minas, hoje denominado Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco, localiza-se à Rua Escolástica Alves Landim, nº 1, Bairro Santo Antônio.

* Fonte: Texto publicado com o título “Ginásio Polivalente de Patos de Minas Começou a Funcionar” na edição de 30 de setembro de 1971 do jornal Folha Diocesana, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Obras finais no Ginásio, do arquivo da escola.

Compartilhe