INAUGURAÇÃO DA CEMIL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Está no site da CEMIL: “A Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda., CEMIL, nasceu em 1992 da necessidade das cooperativas, que hoje compõem-na, de escoarem parte de sua produção leiteira. Em meados de julho daquele ano, foram realizados seminários, organizados pela OCEMG, ficando decidido que as cooperativas singulares que não eram interligadas, constituiriam cooperativas centrais. Foi assim que nasceu a CEMIL e a OCERB (Organização das Cooperativas do Eixo Rio-Bahia). A OCERB procurou fazer uma representação política e comercial das cooperativas daquela região, enquanto a CEMIL buscou um sistema de industrialização”.

Em 26 de abril de 1999 foram inauguradas as instalações da CEMIL em Patos de Minas. Na edição de 1º de maio do mesmo ano, o Jornal Folha Patense publicou a seguinte matéria:

Com a presença de diversas autoridades do município, foi inaugurada na última segunda-feira (26), a unidade de processamento de leite da Cemil, em Patos de Minas. A solenidade de inauguração aconteceu na parte da manhã, quando os convidados puderam conhecer a fábrica, instalada no Distrito Industrial II, numa área de 60 mil metros quadrados, num investimento que chegou a US$ 11 milhões. O processo de produção é praticamente todo automatizado com equipamentos de última geração.

Numa primeira etapa a fábrica da Cemil funcionará em caráter experimental oferecendo 60 empregos diretos e beneficiará aproximadamente 200 mil litros de leite por dia. O projeto final prevê a construção de uma fábrica para a produção de 26 tipos de produtos diferentes de derivados de leite, com a instalação de outras 3 máquinas de embalagem.

Quando estiver funcionando a todo vapor, a fábrica da Cemil será uma das maiores geradoras de ICMS do município, cerca de 7 milhões ao ano. Futuramente a empresa estará empregando 260 funcionários diretamente e aproximadamente mais 500 indiretamente.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: Arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in