DONALDO AMARO TEIXEIRA LANÇA “PADRE ALMIR – O QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, LITERATURA.

DONALDO AMARO TEIXEIRA LANÇAO escritor patense Donaldo Amaro Teixeira precisou de tempo para, primeiro absorver o sentimento da perda, quando da partida de seu fiel escudeiro e grande inspirador; segundo, para armazenar e alimentar o aprendizado adquirido através de suas palavras e ações; terceiro, para redigir, em forma de livro, tudo o que viu, ouviu, visitou, pesquisou e aprendeu sobre Padre Almir Neves de Medeiros. A obra – em estilo biografia – cujo título tem o nome do protagonista, traz ainda um subtítulo que expressa o quão profundo, histórico e misterioso é o conteúdo da publicação: “o que a história não conta”.

São sobre os “bastidores” da vida do Padre, o tema maior pensado e narrado na maioria das mais de 200 páginas que preenchem o livro, lançado dia 16/06/2016, quinta-feira, às 19 horas, no Cacau Chopp, em Patos de Minas. Pelo padre e pelo autor da obra, centenas de pessoas compareceram ao evento. Os quatro anos de pesquisa e escrita realizadas por Donaldo culminaram em encontro especial, quando autor, livro e amigos se reuniram num mesmo espaço para reverenciar a história de quem marcou uma geração. Padre Almir, falecido em 1987, aos 58 anos de idade, deixou rastros suficientes para valer a publicação de um livro independente, merecedor de mais de 200 páginas contendo fatos talvez antes não narrados, sugeridos pelo autor como “bastidores de uma vida e mente marcantes”.

Na obra, a história de Almir Neves de Medeiros é contada em detalhes, incluindo locais onde o Padre viveu, pessoas com quem conviveu, diálogos e troca de cartas que manteve, escolas e cursos que frequentou,  conquistas de  espaços na hierarquia religiosa,  pensamentos e  reflexões que mantinha e repartia, crenças e causas que defendia, entre diversas outras peculiaridades de um ser que, enquanto vivo, exerceu significativa influência na mente de muitos e, em especial, na construção da história de Patos de Minas. Repassando para o papel tudo o que apurou sobre a vida religiosa, pessoal, profissional e humana do Padre, o escritor Donaldo Amaro talvez busque, além de informar e prestar reconhecimento ao nobre amigo, que jovens e adultos da atual e futura geração possam aprender e, quiçá, se inspirar sobre quem foi e o que fez Almir Neves de Medeiros.

Foram mais de 300 exemplares vendidos em noite de (re) encontros, quando Donaldo Amaro recebeu e reviu centenas de amigos, líderes políticos com quem outrora trabalhou e conviveu, familiares e a imprensa patense. “Acredito que muitos estão aqui hoje pelo padre, e outros muitos talvez por mim”, comentou sorridente o autor da obra, considerado como tendo sido um dos melhores amigos de Padre Almir. “Além de ter convivido intensamente com ele, mantive, ao longo dos anos, um grande arquivo com coisas do padre: histórias, retratos, cartas, cópias de documentos, publicações. Certa vez, decidi rever todo esse material e, a partir daí, fui idealizando e formando uma história. Com os anos, passei a adicionar novas pesquisas ao conteúdo, além de entrevistas com conhecidos de Almir Neves”, contou o autor, explicando como se deu o processo de construção literária.

Este é o terceiro livro publicado pelo autor. Anteriormente, lançara duas obras com causos sobre a cidade e os patenses, intituladas “Histórias que até parecem Estórias”, em coautoria com o grande amigo Manoel Mendes do Nascimento (Pompeia) e “Papos de Minas”. Apaixonado por leitura e dono de uma biblioteca que reúne quantidade e raridades, Donaldo fez da escrita uma verdadeira profissão: é jornalista, já escreveu e publicou inúmeros artigos, e chegou a encabeçar o tabloide Green Card News, publicado em Minas e no exterior. É formado em História e em Contabilidade, e ficou popularmente conhecido pelos cargos de assessoria política e de imprensa que ocupou para prefeitos municipais, nas décadas de 80 e 90, de assessoria parlamentar a deputado estadual, e pelas coordenações de campanhas eleitorais, que resultaram em diversas vitórias em eleições, envolvendo políticos de Patos de Minas.

* Fontes: Texto publicado com o título “Livro Sobre a Vida de Padre Almir Será Lançado Dia 16” na edição de 11 de junho de 2016 do jornal Folha Patense; Texto publicado com o título “Prestigiado, Lançamento de Livro sobre ‘Padre Almir’ Reúne Amigos do Padre e do Autor” na edição de 18 de junho de 2016 do jornal Folha Patense.

* Foto: Arquivo do jornal Folha Patense.

Compartilhe