INAUGURADO O CAFÉ CRISTAL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

SURGE O CAFÉ CRISTALA eletricidade chegou a Patos de Minas em 14 de agosto de 1915, através da Cia. Força e Luz da Cidade de Patos¹. O tempo foi passando, a cidade crescia e, consequentemente, maior era a demanda da luz elétrica. Em 1929, pelo Minas Gerais de 25 de agosto, ficamos cientes de que Patos tinha 223 casas iluminadas a luz elétrica e 330 focos de iluminação nas vias públicas. Os 100 CV da Usina da Mata demonstravam impotência. E esta impotência desestimulava a implantação de indústrias. Para minimizar a situação, em 1945 foi inaugurada uma usina elétrica, o que animou alguns jovens empreendedores. Foi nesta época que surgiu o Café Cristal, inicialmente funcionando em uma casa na Rua General Osório, passando para a Rua José de Santana e em 1954, já dirigida por Artur Gonçalves da Silveira, se transferiu para a Rua Olegário Maciel, onde permanece até hoje.

O surgimento do Café Cristal foi noticiado pelo jornal Folha de Patos:

Com a noticia da proxima inauguração de nova usina eletrica, a iniciativa particular toma incremento, e já começam a surgir os novos estabelecimentos industriais, pequenos e modestos, mas dirigidos por jovens cheios de esperanças e nutridos de certa dose de idealismos, deste que nos fazem vislumbrar o porvir e por um primas cor de rosa. Todos acreditam no futuro da cidade, e todos querem contribuir um pouquinho para este progresso.

Assim, estão os snrs. Geraldo Ferreira e Ciro Ferreira, que acabam de montar, à rua General Osorio, uma moagem de café onde os seus freguezes poderão encontrar um produto selecionado e preparado a capricho. A “Folha de Patos” visitou a convite dos proprietarios do Café Cristal. Desta visita trouxe a melhor das impressões pela actividade reinante no preparo do café, a limpeza do ambiente e a alegria comunicativa dos proprietarios que garantem poder oferecer ao publico um produto de primeira ordem.

Que iniciativas como esta surgem para bem servir ao publico e para que a vida se torne mais facil.

* 1: Leia: “Eletricidade: Da Lamparina à CEMIG – Histórico da Força e Luz”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Novo Estabelecimento Comercial” na edição de 26 de agosto de 1945 do jornal Folha de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: 1.ª sede do Café Cristal, do arquivo da empresa.

Compartilhe