SANTANA DE PATOS E O GRANDE SERTÃO: VEREDAS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Entre 1964 e 1965 algumas localidades dos municípios de Patos de Minas e Lagoa Formosa serviram de cenário para as filmagens do romance Grande Sertão: Veredas, lançado por João Guimarães Rosa em 1956. Com direção dos irmãos Geraldo e Renato Santos Pereira e realização da Cia. Cinematográfica Vera Cruz, o filme contou com os atores Maurício do Valle, Sônia Clara, Jofre Soares, Graça Mello, Milton Gonçalves e Glória Goulart, entre outros. Além das prefeituras das duas cidades, a produção teve o apoio de Mário Garcia Roza e contou com a participação dos habitantes, que contracenaram como pontas, inclusive crianças. Foi uma época de intensa movimentação no distrito de Santana de Patos, apesar dos artistas e principais participantes se hospedarem no Roza Hotel e também em Lagoa Formosa.

SERTAO 9Foi um acontecimento histórico que envolveu e mexeu com o emocional da população do distrito e de todo o município. Os mais antigos ainda se recordam do alvoroço causado pela chegada de grandes caminhões e carros trazendo o elenco e equipamentos para filmagens. Os rapazes de Santana ficavam admirados com os lindos olhos verdes da atriz Sônia Clara, que representava Diadorim. Já as mocinhas não tiravam os olhos de Mauricio do Valle, que fazia o papel de Riobaldo.

O clímax do filme, envolvendo Riobaldo, Diadorim e Hermógenes, acontece nos arredores do enorme descampado em frente a Igreja construída no final do século 19¹. A famosa casa do filme, de propriedade da família de João Caixeta, reserva muitas lembranças a Antônio Pereira de Melo (76), mais conhecido por Antônio Facão, morador vizinho. “Eu tinha 13 anos, morava na roça, quando eles não filmavam na Lagoa Formosa era aqui, e nesses dias ninguém fazia nada a não ser acompanhar, vinha todo mundo da roça pra cá, inclusive eu, é claro. Depois que terminou o filme, foram uns 30 dias, mesmo assim vinha muita gente aqui para tirar fotos ao lado da casa. Pena que hoje esteja assim em ruínas. Uns tempos atrás até fizeram uma reforma, trocaram o telhado, mexeram nas janelas que eram arredondadas em cima e tiraram uma delas na parte da frente. Mas depois abandonaram de vez, uma pena, uma casa onde o Seu João fazia grandes festas que reunia os fazendeiros daqui”. Antônio Facão faz questão de salientar que na cena do carro de boi o carreiro é seu irmão Adão Pereira de Melo.

DSC02989

* 1: Leia “Igreja Matriz de Santana de Patos”.

* Texto e foto 2 (13/07/2016): Eitel Teixeira Dannemann. Ao lado da escadaria, da esquerda para a direita, Sr. Belchior Esteves (74), Antônio Facão e dois de seus netos, Isadora e Gustavo.

* Foto 1: O casarão de João Caixeta numa cena do filme.

Compartilhe