NÃO CHEGUE PERTO DAS MINHAS COISAS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

NÃO CHEGUE PERTOO cão é bem alimentado e bem cuidado, mas ainda assim odeia que alguém chegue perto de sua comida ou de seus brinquedos. É isso que os humanos chamam de comportamento obsessivo? Pode causar problemas?

Não é uma obsessão. É simplesmente um comportamento de defesa, uma forma de ciúme. Alguns cães vigiam sua comida, outros seus brinquedos e outros, ainda, seus donos. Todas essas atividades podem levar a sérios problemas. A defesa é mais comum em algumas raças do que em outras. Ocorre com frequência surpreendente em Golden Retrievers, uma raça famosa pelo bom temperamento. Os Golden Retrievers machos podem ser muito possessivos com as vasilhas de comida, não permitindo que humanos ou outros animais se aproximem delas. Muitos Terriers agem de modo semelhante, mas principalmente com seus brinquedos. Essa é uma forma de agressividade possessiva. Outras variações incluem competição pelo afeto das pessoas ou rivalidade fraterna.

Como a possessividade é uma forma de dominação canina e como há um forte componente genético na condição, prevenir significa selecionar a raça certa ao escolher seu animal de companhia. Por exemplo, a possessividade não é um problema sério em matilha de hounds como o Beagles, que são uma raça que trabalha em conjunto. Tratar o problema significa que a pessoas têm de afirmar autoridade demonstrando sua própria dominação, principalmente quando o cão ainda é jovem. Todos os membros humanos da família devem participar dando ordens ao cão, para que ele obedeça instruções do tipo “sente” ou “fique”. Ao reduzir a autoconfiança do cão, as pessoas reafirmam sua autoridade sobre ele, que torna-se menos autoritário em relação a suas posses.

* Fonte: 100 Perguntas que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Filhoteperfeito.wordpress.com.

Compartilhe