SOBRE ALIMENTOS VEGETAES EM 1926

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

ALIMENTOS VEGETAES EM 1926Os vegetaes são alimentos preciosos e não podem ser substituidos por outros. Elles fornecem substancias necessarias à actividade muscular. Há individuos que se alimentam quasi exclusivamente de vegetaes e são prova de vigor physico e intellectual. Por meio delles recebemos quantidades minimas, mas necessarias, de ferro (trigo, feijão, batatas, espinafre); de iodo (agrião, aspargos, couves); de arsenico (cereais); de enxofre (couves e repolhos); de phosphoros (cogumelos); os arpargos são diureticos e tonicos cardíacos.

O palmito é de uso generalizado nas populações serranas que o comem cosido, assado e até crú. O arroz é de grande valor nutritivo e a victoria dos japonezes sobre os russos é uma prova irrefuctavel dessa afirmação. As farinhas de cereaes constituem alimentos sãos e nutritivos e, dentre todas, sobressáe a de trigo. O pão de trigo é a base da alimentação das classes pobres que supportam os mais rudes trabalhos. O miolo do pão é menos nutritivo e maes indigesto do que a côdea: 180 grammas daquelle equivale a 100 grammas desta. O pão quente é indigesto; o fresco é bom e o amanhecido é excellente à saude. O fubá constitue alimento nutritivo e de facil digestão. Os mingáus de fubá são aconselhaveis aos enfraquecidos e às crianças. A farinha de milho e a de mandioca, embora sejam indispensaveis nas refeições do negro e do caboclo (em geral robustos), não alimentam e devem ser dispensadas. A cebola, segundo o eminente Dr. Barretto, é alimento especial aos intellectuaes. Os frutos são pouco nutritivos mas refrigerantes e uteis. A banana é alimento especial, até para crianças, e assada é de facil digestão, aconselhada por isso aos bebês e convalescentes.  O abacate é indicado para os rins; a laranja é diuretica. Emfim as uvas, peras, maçãs, mangas e outras frutas são sempre saudaveis.

Grande cuidado devemos ter, porem, com a alface, agrião, pepino, morangos e outras verduras e frutos comidos crús, os quaes, por estarem em contacto com a terra que contem dejectos, nos transmittem o bacilo do typho. Como medida hygienica, costumamos descascar as frutas, mas isso nos priva das vitaminas – substancias eminentemente nutritivas que entram na composição da casca de certos cereaes e frutas.

As teorias scientificas moddernas proclamam o valor das vitaminas cuja acção não está ainda perfeitamente conhecida, mas cujos beneficos effeitos são evidentes.

* Fonte: Texto publicado com o título “Alimentos Vegetaes” na edição de 07 de março de 1926 do Jornal de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Gastroflorianopolis.com.br.

Compartilhe