TAÇA OUTONO DE NATAÇÃO/1987

Postado por e arquivado em DIVERSOS, ESPORTES.

TAÇA OUTONOContando com uma boa presença de público – a entrada era franqueada a associados e não sócios –, o Caiçaras Country Clube realizou, de 12 a 14 deste mês, a Taça Outono de Natação. A competição, válida pela 2.ª divisão mineira da modalidade, teve a participação de aproximadamente 500 atletas de 10 cidades do estado, que enviaram a Patos de Minas 14 clubes. A Taça Outono foi a primeira competição deste esporte a nível estadual realizada em nossa cidade.

Depois de três dias de disputas, o Mackenzie de Belo Horizonte conquistou a Taça Outono, com a soma de 335 pontos e a conquista de 28 medalhas (9 de ouro, 7 de prata e 12 de bronze). O Recreativo, também da capital, ficou em segundo lugar, com 286 pontos e 21 medalhas (4 de ouro, 10 de prata e 7 de bronze). Ao todo, foram distribuídas 149 medalhas na competição, que contou com o apoio organizacional da Federação Aquática Mineira (FAM), a entidade mantenedora da natação em Minas Gerais.

A iniciativa de trazer para Patos de Minas provas de natação de nível estadual partiu do professor de natação do Caiçaras, Nelson José Alves de Queiroz (o Nelsão), e recebeu a aprovação e o apoio da diretoria do clube, que tem Paulo Rodrigues como presidente e Amilton Pires (Marrom) como diretor de esportes. A Taça Outono teve o apoio da Agroceres Pic, Prefeitura Municipal, Patos Tênis Clube, 15.º Batalhão de PM, familiares de atletas patenses e, ainda, de todos os clubes de serviço da cidade, que ofereceram alojamento e alimentação para as delegações visitantes.

Bom começo – Para Nelsão, que mantém uma escolinha de natação no Caiçaras com cerca de 200 alunos, apesar de não ter conquistado qualquer medalha, a participação patense pela primeira vez numa competição de nível estadual da modalidade representou um bom começo. O Caiçaras ficou em 12.º lugar na Taça Outono, com 37 pontos. Na verdade, a realização da competição em Patos teve como aspecto bastante positivo a propagação da modalidade a nível local e o incentivo aos atletas patenses que praticam este esporte. Segundo o professor Nelson Queiroz, é intenção dele próprio e do Caiçaras, por extensão, realizar pelo menos uma competição de natação oficial e de nível estadual a cada ano. O clube continuará participando de competições amistosas em todo o estado, buscando o aprimoramento de seus atletas através do intercâmbio com outros centros mais avançados. O Caiçaras deverá estar em Uberlândia, em agosto, a convite do Praia Clube e em Belo Horizonte, em setembro, a convite do Barroca (3.º colocado na Taça Outono), para realizar amistosos, juntamente com outros clubes.

Para Nelson Queiroz, a participação dos jovens em esportes como a natação é mais importante do que propriamente os resultados (medalhas, pontos, etc.) que irão obter nas competições, pois afasta-os das drogas e demais vícios. No todo, mesmo tendo sido a primeira disputa oficial realizada no Caiçaras em se tratando de natação, a Taça Outono, segundo Nelson Queiroz, agradou a todos os visitantes. Participaram da Taça Outono os seguintes clubes: Praça de Esportes de Araguari, Mackenzie, Sírio, Barroca e Recreativo (B. Horizonte), Teuto Esporte Clube e Rodoviário (Betim), Araxá Tênis Clube, Automóvel Clube (Barbacena), Praia Clube (Uberlândia), Pérola do Mucuri (Carlos Chagas), Caiçaras (Patos) e Jockey Clube de Uberaba.

* Fonte: Texto publicado com o título “Espetáculo Aquático” e subtítulo “O Caiçaras realizou com sucesso a Taça Outono de Natação, que reuniu cerca de 500 atletas mineiros” na edição n.º 165 de 15 de junho de 1987 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Dicastruqes.blogspot.com.

Compartilhe