VIII FEPAMI

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, MÚSICA.

VIII FEPAMIPela primeira vez na história do Festival Patense de Músicas Inéditas (FEPAMI) a UEP, promotora do evento, ousou realizá-lo em praça pública e logrou êxito total na iniciativa. O palco foi montado na Praça do Forum, na Avenida Getúlio Vargas próximo à Rua José de Santana, no centro da cidade. Ali, na noite do último dia 27, depois de apresentadas as 10 finalistas do festival, um júri composto por cinco pessoas deu a sentença: escolheu Blue Brasileiro, de autoria do patense Dalla, como a melhor música do VIII FEPAMI.

O público – gente de todas as classes, credos e raças – compareceu em bom número e participou à sua maneira, cantando algumas músicas junto com seus intérpretes e apupando aquelas que não correspondiam à expectativa. Durante a apresentação dos finalistas, o Presidente da UEP, Cleonaldo Silva, circulava por entre as pessoas e se revelava completamente satisfeito com o resultado da promoção, que na sua opinião compensou todo o trabalho da diretoria da entidade, gestão “Grito Geral”.

Algumas canções – Viajante Cantador, Regresso, Pedras Rolantes e Aparição de Chico Antôin do Carioca – não agradaram ao público, ao passo que outras – Sertão Viola, Menina e Cirius –, com letra e ritmo facilmente assimiláveis, empolgaram os presentes. Os organizadores do festival facilitaram em muito a participação da platéia, com a elaboração de um folheto, onde se podia acompanhar cada letra das 10 canções finalistas. Tal acessório – o folheto – fez com que o público soltasse a voz em alguns momentos, manifestando-se favoravelmente a uma ou outra canção.

Os resultados – Para escolher as melhores músicas do VIII FEPAMI, compuseram o júri Carlos Alberto Donâncio Rodrigues (Xaulim), Carlinhos Santana, Bethoven Alves França, Sônia Neves Nascimento e Vila Magalhães Boaventura. Eles escolheram o arranjo de Cirius (música de Hipólito Ivo) como o melhor do FEPAMI; Gil Bahian ( cantor e compositor radicado em Brasília) como melhor intérprete, pela sua participação em Sertão Viola; e Blue Brasileiro como a melhor letra.

O júri apontou ainda, como 3.ª colocada do VIII FEPAMI, Menina (de Vane Pimentel, Vilmar Carvalho e Antônio Jorge). Em 2.º lugar ficou Cirius e em 1.º, como dissemos no início, Blue Brasileiro. Cirius abiscoitou ainda o prêmio de “Canção Popular”, categoria decidida através da manifestação dos presentes. Aliás, a música de Hipólito Ivo foi a única que teve, desde o início, uma torcida própria. Após a apresentação das 10 finalistas e antes de ser comunicado o resultado pelo apresentador do VIII FEPAMI – o competente radialista da Clube de Patos, José Afonso –, o poeta Aurélio Pinheiro e Grupo Shoque se apresentaram no palco montado na Getúlio Vargas.

Toda a diretoria da UEP só tem mesmo que comemorar a realização do evento em sua oitava edição, pois o FEPAMI na praça foi sucesso inquestionável. Sucesso este que teve a participação da Prefeitura Municipal, responsável pela destinação de recursos da ordem de Cz$ 148 mil que viabilizaram a promoção. Contribuiu ainda para que o VIII FEPAMI cumprisse bem o seu papel a ótima iluminação da Fundação Cultural do Alto Paranaíba (FUCAP). Já o som esteve a cargo de Murilo (um patense radicado em Belo Horizonte).

NOTA: A música vencedora, Blue Brasileiro, foi cantada por Dalla e Civuca.

* Fonte: Texto publicado com o título “A Inovação Deu Certo” e subtítulo “O cantor e compositor patense Dalla venceu o primeiro FEPAMI realizado em praça pública” na edição n.º 171 de 30 de setembro de 1987 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Alagoasweb.com.

Compartilhe