DELFIM JOSÉ FONSECA FOI-SE EMBORA PARA BELO HORIZONTE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

DELFIM JOSÉ FONSECAA partir deste número de A DEBULHA, esta coluna passa a ser assinada por mim. É que Delfim José e Dona Lininha, a senhora sua mãe, mudaram-se para a capital do Estado. E ao ocupar, pela primeira vez, o espaço que, nos últimos anos, foi inteiramente seu, eu o faço com um misto de prazer e pesar; prazer, pela oportunidade que me foi dada de continuar o trabalho de um amigo particular, que muito estimo; e pesar, porque neste “metier” ele é insubstituível.

Entendido de tudo, ele se fez mestre da moda, da passarela, da etiqueta, constantemente atualizado e sempre muito bem informado. Com trânsito livre pela cidade inteira, desde o círculo político ao cultural, ele foi o organizador imbatível de incontáveis e memoráveis eventos sociais. Apresentador e coordenador de desfiles, promoveu e elevou o nome da cidade inúmeras vezes, através de concursos, como Miss Patos e Miss Minas Gerais, em Belo Horizonte; Glamour Girl em Pedro Leopoldo; Rainha das Águas, em estâncias hidrominerais e tantos outros.

Na cidade, foi inovador na organização das Festas do Milho, Bailes das Debutantes, Garota-Verão, Miss Férias, e mais uns cem títulos que ele inventou. Sua atuação junto a promoções da Prefeitura, da UNART, do Lions, do Rotary, bem como às diretorias de diversos clubes, foi sempre marcante, personalizada e despojada de qualquer proveito pessoal. E o carnaval?… Folião gozador de bem com a vida, sem receio de ser feliz. Brigou pela autenticidade dos desfiles de rua e chegou a presidente da Escola de Samba campeã.

Amado e criticado (como são todas as pessoas públicas), Delfim José se manteve sempre coerente com suas idéias. Inteiramente desprovido do menor senso de preconceito, soube ser autêntico em sua postura, incomum no seu jeito informal e descontraído de ver a vida. Delfim realizou, durante anos, o Baile dos Destaques, no qual homenageava pessoas que se destacam nos diversos seguimentos da Sociedade. Entregou troféus. Distribuiu medalhas. Ofereceu flores. Aplaudiu e promoveu gente bonita e elegante.

Neste 1987, coincidentemente nesta época de fim de ano em que se realizava o Baile dos Destaque, Delfim José se despediu. Foi-se embora. E não haverá baile no clube. Mas, haverá um troféu. Um troféu simbólico. E este troféu, Delfim, eu tenho o prazer e a honra de, em meu nome e em nome de todos aqueles que o amam, entregar a você, no baile da vida – é o troféu Destaque/87. Um só. Grande e dourado, como eu sei, você haveria de escolher.

E este troféu, Delfim, vai para o profissional respeitado que você foi. Para o funcionário público correto que procurou ser. Para o amigo e amigo sincero que você é. Para o filho amado de Dona Lininha. Mas, sobretudo, para o Colunista Social dono de um estilo forte. Personalíssimo. Inconfundível.

____________________________________________________________

Dando início à série de reuniões, jantares e recepções em homenagem de despedida a Delfim José, no dia 15 próximo passado, a elegantíssima Sra. Camélia Barros de Queiroz Rodrigues e seu Marido Ale Rodrigues abriram as portas de sua bonita residência, para oferecer um almoço a Delfim José e a Dona Lininha, contando com a presença do pai de Camélia, Sr. Augusto Caixeta Queiroz. Na oportunidade, Camélia presentou o colunista com uma riquíssima jóia e ofereceu a Dona Lininha uma bonita corbeilhe.

Na sexta-feira, dia 20, foi a vez da Sra. Lovani Fischer provar ainda mais a autêntica anfitriã que é: reuniu selecionado grupo de senhoras para recepcionar Delfim José e Dona Lininha em sua residência. Foi um jantar requintado, no qual estiveram presentes: Maria Célia Memória Porto, Madalena Bicalho, Sônia Alves Bicalho, Sônia Ferreira Martins, Dágma Peres de Paula, Elisa Guedes Duarte, Rejane Nascentes Bruno, Elvira Porto, Stela Versiani, Lêda Correia de Araújo, Astrid Bruxel, Edna Urban, Denise Veloso, Suzel Spejorin, Maria Inês Martins e Terezinha de Deus Fonseca. Na oportunidade, o homenageado recebeu duas Placas de Prata com significativos dizeres. Uma foi entregue pela Sra. Maria Lúcia Machado Nunes, em nome das amigas. A outra, pela Sra. Amélia Sant’ana Miranda, em nome da revista A DEBULHA. Dona Lininha foi lembrada com flores.

Dia 28 a COPASA organizou e ofereceu ao seu funcionário Delfim José um churrasco que marcou a sua despedida. O acontecimento contou com a presença de um grande número de amigos.

NOTA: Delfim José da Fonseca faleceu em 08 de junho de 2019.

* Fonte e foto: Texto de Wany Nascimento publicado com o título “Delfim José” e subtítulo “A Sociedade perde seu elemento-chave” na coluna Sociedade da edição n.º 176 de 15 de dezembro de 1987 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe