LAGÔA FORMOSA DE PATOS

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

LAGOA FORMOSA DE PATOSTEXTO: J. G. CHAVES (1913)

São taes as impressões que levo da pittoresca Lagôa Formosa de Patos¹ que, faltaria com o dever se não expandisse nestas pallidas linhas essa admiração que voto pelos dons da nossa sabia Natureza. O viajante que passa por essa localidade fatalmente tem de sentir no amago do peito, a mais grata das recordações, quando em plagas longinquas se lembrar dessa terra. A mão sabia e artistica do grande Jeovath não podia esmerar-se mais do que fez nesse bello torrão.

A topographia é a mais sublime possível. No alto plano onde se acha, no dizer de alguem, esse seio de Abraão, o admirador avista o mais deslumbrante dos panoramas: serras azulinas que com as suas cristas parecem beijar a morada de Deus. O sol quando ergue-se no horizonte roseo, espancando assim as densas trevas da noite, a passarada em derredor da grande lagôa existente no centro dessa localidade, as nuvens brancas que, ao longe, dormem beijando a relva esmeraldina nos pés das gigantescas montanhas; esses differentes  paineis da Natura, essa estupenda metamorphose, ao ver espreguiçar-se do […] da indolência os seres animados aos primeiros albores do astro Rei; tudo mostra vida, explendor e alegria na Lagôa Formosa de Patos. Modesta população habita essa futurosa terra; porem, dentre os illustres cidadãos que formam a selecta sociedade Lagoense, ha homens dotados dos sentimentos mais nobres: calmos nos seus veredictuns, progressistas no valor lato da palavra, philantropicos como o grande philosopho da Judeia – O Nazareno.

Está destinada, Lagôa Formosa de Patos, a um futuro brilhante, posto que, os prenuncios já existem: ordem e respeito. No dizer do Imperador da Allemanha, em uma das suas bellas allocuções, na cidade de Koenigsbergen, “a prosperidade verdadeira de um povo baseia-se na religião, no cumprimento do dever, no amor da Patria”, diaphano está que, à Lagôa Formosa este reservada, com essas bases solidas, a um futuro invejavel. Oxalá que no evoluir dos tempos, no progredir do Cosmos, essa terra tão poética, tão cheia de vida, não fique olvidada e que um dia possa em destaque apparecer no mappa, neste torrão do immortal Tiradentes, como uma cidade pequena sim, mas, dotada pela mão sabia da Natureza!

* 1: Lagoa Formosa pertencia a Patos de Minas. Pela lei estadual nº 2764, de 30/12/1962, desmembra do município de Patos de Minas os distritos de Guimarânia e Lagoa Formosa, elevando-os à categoria de município. Pela mesma lei foram criados os distritos de Bom Sucesso de Patos e Major Porto e anexados ao município de Patos de Minas.

* Fonte: Texto publicado na edição de 07 de dezembro de 1913 do jornal O Commercio, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Parte do original publicado.

Compartilhe