ROTTWEILER

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

ROTTWEILLERO Rottweiler figura entre as raças mais antigas. Descende de cães romanos (provavelmente o Molossus) que eram criados como cães de guarda e boiadeiro. Esses cães imigraram com as legiões romanas através dos Alpes até chegarem aos arredores de Rottweil, na Alemanha, onde tiveram contato com os cães da região. Houve, então, uma miscigenação com os cães locais, dando origem à versão primitiva do que hoje chamamos de Rottweiler. A tarefa principal deste novo cão também era a condução e a guarda de grandes rebanhos e a proteção do dono e seu patrimônio. Os açougueiros criaram esta raça por pura exibição, sem qualquer intenção de utilidade específica, porém utilizavam estes cães para auxiliá-los em todas as tarefas. A raça recebeu o nome por causa da cidade de Rottweil: “Rottweiler Metz-gerhund”, significa “Cão de açougueiro de Rottweil”. No decorrer do tempo, este “cão de passeio” passou também a ser utilizado como cão de tração. No início do século XX, quando foi pesquisado diversas raças para a função policial, o Rottweiler foi avaliado e em pouco tempo demonstrou ser extraordinariamente adequado às tarefas do serviço policial. É altamente indicado como cão de companhia, proteção e utilidade.

Tem um corpo forte e maciço com altura compreendida entre 60 e 68 centímetros. Seu peso rodeia os 50 quilos. A cabeça globulosa é larga entre as orelhas. Os maxilares são bem desenvolvidos com mordedura em tesoura. Os olhos são marrom-escuros, orelhas triangulares. O pelo é negro, curto, duro, espesso e brilhante com marcas de fogo nas faces, no focinho, no peito e nas pernas. Escovar regulamente para tirar o excesso de pelos mortos é suficiente para mantê-lo bonito e saudável. Independentemente da raça, banhos frequentes eliminam a oleosidade natural da pele, causando sérios problemas dermatológicos. Portanto, não dê banho com muita frequência, somente quando estritamente necessário.

Famoso por ser bastante equilibrado e também possuir um instinto territorial muito aguçado, é uma raça resistente, tranquila e muito apaixonada por seus proprietários. Outra grande qualidade é a boa convivência com outros animais, contanto que da mesma forma como com a convivência com crianças, tenha sido acostumado desde cedo. Infelizmente, alguns exemplares quando são educados de maneira equivocada por pessoas que não estão acostumadas com o manuseio de cães, principalmente de porte grande, podem acabar se tornando animais um pouco agressivos. Por isso a raça não é adequada para pessoas que não saibam assumir o controle e a liderança de seu cão. Outra característica é necessidade do convívio com seus proprietários, pois tendem a não lidar bem com o confinamento e a solidão.

Um Rottweiler deve ter no mínimo um quintal grande para se exercitar. Prendê-lo dentro de um apartamento, por maior que seja, não é uma boa ideia. Ele não é ativo dentro de casa, precisa de muito exercício é fora de casa, sem coleira de preferência. Por isso a importância do quintal, sempre cercado. A raça ama passear por uma longa jornada e deve sair pra passear no mínimo duas vezes por dia, com um total de 2 horas de exercício por dia. Não ignore essa necessidade do Rottweiler, pois para ter um cão equilibrado, feliz e dócil, você deve suprir o que ele precisa.

Resumindo, o Rottweiler é grande, muito forte e poderoso; inteligente (9º lugar no ranking de inteligência canina); sério e confiável; muito protetor e territorial com sua casa e sua família; naturalmente alerta para estranhos e não será amigável com alguém que ele não tenha sido apresentado adequadamente; pode ser muito agressivo se alguém invadir seu território; pode ser agressivo com outros cães machos; é brincalhão e divertido; é ótimo com crianças; é o melhor cão de guarda de todas as raças; não tem medo de nada.

* Fontes: Todos os Cães, de Gino Pugnetti; Tudosobrecachorros.com.br e Wikipédia.

* Foto: En.wikipédia.org.

Compartilhe