SHOW FINAL/1987

Postado por e arquivado em ARTES, DIVERSOS.

SHOW FINAL-1987Noite de sexta-feira, 11 de dezembro. A cidade molhada pela chuva se agita na Major Gote, na Olegário Maciel. As pessoas se encontram à entrada do Cine Riviera – trazem a saudade de outros “Shows Finais” da FUCAP (Fundação Cultural do Alto Paranaíba, que vão matar dentro de alguns minutos. Já passa das 21 horas. Lá fora, a cidade continua viva (e encharcada).

O palco do Riviera, agora, se transformou no jardim da vida, canteiro patense das artes. No saguão de entrada do cine, já algumas flores em forma de artes plásticas haviam sido distribuídas. Começaria enfim o Show Final/87. Espíritos preparados. De parte a parte. À professora Fabíola Guimarães Gonçalves, a quem o espetáculo foi dedicado, coube a abertura do show.

Foi só o começo. A FUCAP mostrou inúmeros (bons números artísticos) frutos, flores e sementes do seu Centro de Artes, sob a direção de Suely de Souza Pacheco, a Coordenadora da escola. Alunos e professores, individualmente, de parceria, em conjunto, unidos pelo clima, pela música, dança, interpretação. O show final foi um todo. “Esse é show dos shows”, concluiria um coração mais contente ao final do espetáculo.

É comum até indagar o que foi melhor. “Do que você mais gostou?”. Passando de volta pelas flores (as artes plásticas), uma certeza: estava morta aquela saudade de outros “shows finais”. Começava ali a saudade do recém-terminado “show dos “shows” de 87. É assim mesmo a cada ano. Uma saudade pela outra, ainda no saguão (de saída) do Riviera.

Ah, sim… Lá fora, a cidade se molhava novamente, torrencialmente se banhava. A rua ensopada pela chuva. Teria o Show Final/87 feito chover? Em absoluto. Fez o tempo passar sem que ninguém notasse as lágrimas lá fora. No palco do Riviera, as lágrimas haviam jorrado sim, dos olhos de Andrea Isco – uma amiga norte-americana da FUCAP –, homenageada por suas colegas do centro de Artes. Ela vai embora.

Mas no Show Final/87 fica gravado o indiscutível: Patos tem talento de sobra. A realização do espetáculo tão esperado diz por si só porque o poder público, empresas e pessoas físicas ajudaram a FUCAP a vencer todas as batalhas de 1987. Sem delongas.

* Fonte: Texto de Dércio Rodrigues publicado com o título “O Show dos Shows” e subtítulo “No Show Final/87, a FUCAP mostrou as sementes, flores e frutos do seu Centro de Artes” na edição n.º 176 de 15 de dezembro de 1987 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Galeria.colorir.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe