BEIJADOR

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PEIXES.

BEIJADORO Beijador (Helostoma temminckii) é famoso pelo seu hábito de beijar outros peixes da mesma espécie, daí seu nome popular. Este fato está relacionado ao domínio social (territorialismo). Assim, o ato do Helostoma pode significar uma briga por território e não um movimento amigável. Em muitos casos, esse territorialismo pode estar relacionado à reprodução, como pelas disputas entre machos pelas fêmeas, ou ainda durante o processo da formação de casais. Assim como as Colisas e o Beta, o Beijador pode respirar oxigênio atmosférico, não precisando assim de oxigenador no aquário.

Originalmente descrito na ilha de Java, atualmente é aceito como natural de regiões ao longo de grande parte do Sul da Indochina e arquipélago Malaio, incluindo Bacia Dong Nai, Mekong, Tapi e Chao Phraya, encontrado comumente em ambiente de água lenta ou calmas, incluindo lagos de várzeas, lagoas e pântanos. Na natureza podem chegar a 30 cm de comprimento. Já em cativeiro atinge os 15 cm. É importante medir o pH da água semanalmente, que deve ficar entre de 6,8 a 7,0. Isso é fundamental para a sua sobrevivência. Qualquer variação acima ou abaixo prejudica o animal. A temperatura ideal da água varia de 23ºC a 27°C.

O Beijador é uma espécie micrófaga, ou seja, alimenta-se de pequenas partículas ou seres microscópicos filtrados através das paredes de pequenas dimensões e estrutura modificada de suas guelras. Apresenta lábios carnudos com dentes usados para raspar algas e outros microrganismos em superfícies submersas, porém não apresenta dentes adicionais sobre as mandíbulas ou palato de modo que o peixe é incapaz de esmagar ou morder objetos maiores. É considerado onívoro e, portanto, come de tudo um pouco. Sua refeição predileta são as algas, rações em flocos ou em grãos, alimentos vivos como artêmia salina, tubiflex e também patês adequados a eles. Como praticamente todos os peixes de aquário, eles devem ser alimentados duas ou três vezes por dia, sempre em pequenas quantidades, que possam ser consumidas rapidamente. Não há uma quantidade pré-estabelecida de ração: isso vai variar de acordo com o tamanho das espécies e o número de peixes no aquário.

É resistente, chegando a viver por até 12 anos quando bem cuidados. É também um peixe que reconhece seu criador quando convive por um longo tempo com ele. Na natureza apresenta coloração cinza esverdeado, mas é raramente encontrado no aquarismo. A variedade branco-rosada é amplamente difundida no aquarismo, mas não ocorre naturalmente, sendo assim uma variedade obtida através de cruzamento para fins ornamentais. Temos ainda no mercado a variedade short body ou balão. A forma branco-rosada muitas vezes é referida como sendo pertencente à espécie H. rudolfi, porém na classificação atual, torna-se sinônimo de H. temminckii.

O Beijador é considerado um ovíparo. Dizem que é muito difícil realizar a sua reprodução, pois normalmente não atinge a maturidade sexual em cativeiro. Porém, como ocorre com quase todos de sua espécie, a reprodução se inicia com o tradicional abraço nupcial onde a fêmea libera os ovos que são fertilizados pelo macho, sendo único de sua espécie a não realização do ninho de bolhas. para abrigar os ovos. Esses ovos então eclodirão em média 48 horas após a desova e as larvas se alimentarão do saco vitelino por um período de 3 a 5 dias. Após este período, a cria deve receber infusórios e náuplios de artêmia. Prefere fazer a desova geralmente entre vegetação flutuante. Os pais não apresentam cuidado parental, sendo um dos poucos Anabantídeos com este comportamento.

O Beijador não é territorialista somente com os de sua espécie. Existem relatos de outros peixes colocados junto com ele em um dia e todos amanhecerem mortos. Além disso, este comportamento agressivo tende a aumentar conforme a idade avança. Quando acostumados desde pequenos com outras espécies, costumam conviver normalmente com as mesmas, e então só disputam território com sua mesma espécie.

COMENTÁRIOS

O Beijador é um peixe pacífico que pode ser mantido em aquários comunitários. Ele só é um pouco agressivo com os de sua espécie, mas isso pode ser contornado se o aquário for grande, com pedras formando cavernas e uma densa vegetação. Dê preferência para plantas mais resistentes. Muitas pessoas acham engraçado quando eles estão se beijando, mas na verdade eles estão brigando. É semelhante à família Anabantidae, mas não faz ninhos de bolhas como os outros integrantes desta família. Aceita todo tipo de alimento desde flocos até vivos. Atinge 15 cm de comprimento em cativeiro, sendo originários do sudeste da Ásia. São bem tolerantes quanto ao pH que pode variar de 6.5 a 7.5, 10ºGH, mas tome cuidado a temperatura que não deve variar muito, pois o Beijador é muito sensível ao íctio. (Marne Campos)

Para mim o Beijador não é um peixe pacífico, pois o meu cresceu junto com meus jordanis e ontem acabou de matar um deles, e esse tinha 18 cm. O coitado apanhou a noite toda, e de manhã já estava morto. Esse peixe é muito territorial e agressivo. (Dinah Biagioni)

É um peixe tranquilo realmente, no meu aquário comunitário de 200 litros ele só ataca o meu japonês que é perseguido o tempo inteiro, mas sem nenhum machucado. Comprei quando ele tinha uns 3 cm, era pequeno e eu achei belo, mas quase me arrependi quando ele atingiu os atuais 10 cm. Felizmente meus outros peixes não sofrem com ele, é ele que sofre com o acará bandeira que o ataca o dia inteiro, sem machucar, contudo. (Marcos Messias)

Possuo um Beijador há 12 anos, e nesse tempo se revelou, além de um peixe muito forte, um grande amigo capaz de me reconhecer. Hoje ele tem 14 cm e já esta bem velhinho, tem se engasgado com a comida, me forçando a esfarelar antes de oferecer. Ao contrário dos demais ele odeia espinafre e prefere fazer trabalho de limpa-vidro, sugando as algas que se formam. Ele vivia bem em companhia de um acará-ouro, mas após uma tentativa de assassinato por parte do Beijador, resolvi doar o acará e comprei três tricogasters que foram exterminados em apenas uma noite. Há uns dois meses, ganhei de um amigo seis cardinais que introduzi junto com o Beijador e, por mais impossível que fosse minha experiência, os cardinais estão todos bem e o Beijador nem tenta chegar perto deles. A única coisa que me chateia é que meu grande amigo está perto do final da vida. (Joao Carlos)

Possuo 2 Beijadores lindos (com 5 anos), 5 Kinguios, 9 neon e 4 Dojos num aquário de 250 L. Os Beijadores cresceram em convívio constante com outros peixes, graças a isso os Beijadores só brigam com os da mesma espécie. Recentemente eu adicionei mais 3 Beijadores filhotes no aquário. Em menos de 1 semana, todos os kinguios estavam machucados, alguns neons sumiram (restando apenas 9). Tive que devolver os novos Beijadores. Não recomendo Beijadores para aquários comunitários, embora eles até reconheçam os donos.

* Fontes: Aquahobby.com e Peixeseaquarios.com.br.

* Foto: Cascataornamental.blogspot.com.

Compartilhe