RONDA SOCIAL EM 1972

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

DSC03041 - CópiaPATOS DE MINAS tem vivido um surto de progresso, o que não é novidade para ninguém. Em qualquer setor que se considere, o negócio tem funcionado majestosamente.  Como disse outro dia só no esporte, um esporte organizado, não.

TIRO DE GUERRA 04/091 este ano com dois sargentos continua no cumprimento do seu mister. Tem participado da vida do município, se bem que com menor atuação em relação a outros anos.

SOU DE opinião que carro particular, caso seu proprietário queira ou goste, pode andar sujo, tal e coisa. Mas taxi, faça-me o favor! E em Patos há cada taxi circulando que merece maior cuidado.

A VIDA comercial da Terra do Milho, também a industrial, ainda está naquela de há alguns anos. A industrial com tendências a melhoramento.

POR EXEMPLO a Agroceres tem desenvolvido um trabalho genial lá em cima. Super promissor. Não quer nem saber!

DIGNA de registro nesta oportunidade a visão comercial do Sr. Sebastião Alves de Oliveira (Sebastião Satiro). Instalou na Terra do Milho a melhor lanchonete do Alto Paranaíba que melhora dia a dia. E não é só por isso não.

MERECEM também maior cuidado por parte dos responsáveis ou proprietários os sanitários de certos bares da cidade. Queira ou não, é lugar onde se vai de quando em vez. Ou sempre. Daí…

RÁDIO CLUBE DE PATOS e é com muito prazer que digo isso – ainda é a maior mola mestra do progresso da região. Imagine (para não dizer mais nada) a FNM sem a rádio.

FACULDADE DE FILOSOFIA, Ciências e Letras de Patos de Minas pode aceitar (ou conseguir) por estes dias um empréstimo de quatrocentos e noventa mil cruzeiros para a construção do seu prédio próprio.

O EMPRÉSTIMO, se concretizado, será com a Caixa Econômica Estadual – Carteira Especializada, é claro. Repetindo: o lote da FAFI tem 81.000 m². Gostou?

HÁ entrosamento entre os Estabelecimentos de Ensino da Capital do Milho. Mesmo porque há um grande número de professores que lecionam em mais de um Colégio. Com isso, facilita-se ainda mais a concórdia que tem de existir. E que existe.

BANCOS e Caixas Econômicas – Agências locais, demonstrando sua participação nos festejos em que vivemos fecham-se aos dias 23 e 24.

COM A RODOVIA DO MILHO, tem-se mais facilidade de viajar. Todo mundo sabe. Mas nem todos sabem que nossas Empresas de Ônibus – também a Empresa Gontijo preocupa-se barbaridade em melhorar suas linhas. Ampliando-as.

NÃO é certo que se deixe trânsito livre na Major Gote, aos sábados e domingos, dias em que existe ainda o tradicional vai-e-vem que já organizou muitos casamentos pela aí. Só de quando em vez, vemo-lo impedido.

DIRETÓRIO ACEDÊMICO 16 DE MAIO agora com o novo presidente Wilson Sebastião de Castro Amorim deverá tudo fazer para concretizar o ideal de todos, divulgar cada vez mais a nossa FAFI.

DEVE tudo realizar no sentido de ver o nome de nossa Escola e do D.A. no lugar que ele merece. De altivez. De nobreza. Ainda que de popularidade.

O AMIGO DAS CRIANÇAS ainda não veio a Patos de Minas. Refiro-me a Carequinha. Deve ser promoção para breve, mesmo porque é sucesso garantido.

CASA DO CURSILHISTA está ficando bárbara. Domingo atrasado realizou-se em suas dependências uma Ultreya que contou com grande número de presentes.

JÁ FALEI por diversas vezes – aqui está mais uma – que a Juventude de Patos de Minas também entrou na Crista da Onda. Cristo. Os jovens têm visto o Amigão com olhos de autenticidade. Não como gesto de mero formalismo.

ACHO QUE A Liga Patense de Desportos não tem condições bastantes de incrementar o Futebol da Terra do Milho. Porque os diretores dos Clubes não cooperam, não se definindo. Faltavam menos de oito dias (para ser exato, 6 dias) e não se sabia qual seria a do esporte na XIV FNM.

ROBERTO CARLOS veio uma vez e agradou, é claro. Vem pela segunda vez. Outra oportunidade que se oferece de se ver um dos fatos históricos da música popular.

AGORA é o seguinte: comenta-se que algumas construções que se erguem por aqui bem que poderiam ser de maior expressão, ao invés de simples casas como se constroem. O urbanismo naturalmente que sente isso, em termos de futuro. Patos de Minas já merecia melhores prédios. Outros, pelo menos.

EM nossos templos religiosos temos um bom serviço de som. É só os encarregados capricharem e todo mundo vive o que se prega. Catedral de Santo Antônio e dos Padres Capuchinhos têm aparelhagem da mais alta qualidade. Dá gosto!

TORÇO ardorosamente para que um gordo prêmio da esportiva ainda estoure por aqui. É que o índice de cartões perfurados semanalmente atinge uma média notável no Estado. Ficamos firmes!

UMA GRANDE prova do alto Conceito da nossa Festa é a inclusão por parte do Governo Estadual da mesma na programação do Sesquicentenário da Independência do Brasil.

TANTO falamos, tanto pedimos que surgiu alguém disposto a soerguer a nossa Banda de Música. O departamento de Relações Públicas da FNM mandou lenha e aí está ela. Para não mais abandonar-nos. É a Lira Musical Patense a Alegria da Gente. Lembro-me bem, era ainda criança, e já vibrava com ela. Crescemos mais ou menos juntos. E ela deixou-me (nos). Está voltando, e encontro-me já maior. Quase gente. Grande. Não suma Lira Musical Patense. OH! Dr. Márcio Cordeiro. Olá Dona Elvira Porto, minha gente amiga, parabéns por isso que fazem em favor da nossa gente. Da nossa Terra. A Banda renasceu: voltou a alegria da Gente.

O ADAMAR Gomes me confessa, inclusive que foi ver um dos ensaios da Banda. E queimou comigo porque lhe falei que assistira ao primeiro. E quase discutimos esse privilégio. Ele de ter visto um dos ensaios. Eu, por ver o primeiro. E sabem por que quase “brigamos”? Porque igualmente estávamos (como estávamos, e estaremos) verdadeiramente tomados de satisfação pelo ressurgimento dela.

IR-SE ao Parque de Exposições agora não constitui problema algum. Temos estrada asfaltada. Do centro até lá. O Governo Estadual caprichou conosco. Por isso mesmo ergueu-se um “R” de RONDON PACHECO, como preito de agradecimento a todo o governo Estadual que-repito-caprichou conosco.

HOJE estão satisfeitos – orgulhosos – contentíssimos – Tomaz Oliviéri e Wulfrano Patricio. Foram os primeiros a divulgarem a Festa do Milho. Logo quando ela nascia. Hoje estão radiantes por irradiarem naquela época alguma coisa que incentivou a motivação do aparecimento da Festa das Festas do Patense. Foi pela Rádio Clube de Patos, naquela época ZYB-4.

E O MARRECO José Maria, como eu, não cabia dentro de si pela euforia em ver o MENGÃO conquistar o terceiro título de 1972, campeão da Taça Guanabara/72, o que o credenciou com um lugar na disputa final do campeonato carioca.

A RONDA SOCIAL vai enviando um fortíssimo abraço para a Mara Olinda de Queiroz, Rainha do Milho/71. Que não desapareça de seu rosto aquele sorriso moreno, alegre, cheio de bossa, jovem, sincero.

NO PRÓXIMO número do JM estarei enfocando os fatos acontecidos na Capital Nacional do Milho.

DIAS 1.º e dois de junho em Patos de Minas o I SEMINÁRIO DE ESTUDOS EDUCACIONAIS, uma realização da 18.ª Delegacia Regional do Ensino. Abrangendo todo o Alto Paranaíba.

AQUELE ABRAÇO e até depois da Festa do Milho.

* Fonte e foto: Texto de Edson Geraldo publicado na coluna Ronda Social da edição de 24 de maio de 1972 da Revista Jornal dos Municípios, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH)A do Unipam.

Compartilhe