ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MANOEL LOPES NOGUEIRA

Postado por e arquivado em ESCOLAS, ESTADUAIS.

DSC03061A Escola Estadual Professor Manoel Lopes Nogueira foi criada no ano de 2002, com o Decreto nº.  42.310 publicado no Minas Gerais em 31 de janeiro de 2002, sendo autorizado o seu funcionamento com  a  Portaria nº.  1151 publicada no Minas Gerais em 09 de março de 2002. Está localizada à Avenida Professor Lopes nº. 193, no Distrito de Pindaíbas. Integrante da Rede Estadual de ensino mantém o funcionamento do Ensino Médio, sem habilitação. A instituição de ensino recebeu o nome em homenagem ao Sr. Manoel Lopes Nogueira, primeiro professor da Comunidade. Foi criada para atender a demanda escolar do Ensino Médio até então integrante da Rede Municipal de Ensino, já que é incumbência prioritária do Estado o oferecimento do Ensino Médio.

Outra justificativa para sua criação foi a necessidade de assegurar aos profissionais efetivos da educação a lotação numa Escola Estadual na localidade onde residem e, que perderam com a Municipalização da Escola Estadual José Paulo de Amorim, em 1998, na qual estavam lotados. Como consequência da Municipalização, a Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas, juntamente com a Prefeitura Municipal, em consonância com a Secretaria de Estado de Educação, decidiram pela manutenção do Ensino Médio na localidade sob a responsabilidade do Estado e em 2002 com o Decreto nº 42.310 de 30 de janeiro de 2002, cria a unidade estadual de ensino no município de Patos de Minas; e a Portaria nº 1151 /2002 autoriza o funcionamento da Escola Estadual “Professor Manoel Lopes Nogueira” de Ensino Médio.

Atualmente, a Escola funciona com três turmas de Ensino Médio, no horário noturno. Grande parte dos alunos atendidos pela Escola é proveniente de famílias de baixa renda (com renda familiar de um a dois salários mínimos) onde vivem em média, quatro ou mais pessoas na casa. Muitos desses alunos trabalham para ajudar os pais. A maioria considera a escola boa, com uma administração que satisfaz suas expectativas. Expectativas essas, explicitadas na filosofia da Escola, elaborada coletivamente pelos profissionais da Escola, membros do Colegiado e representantes de pais e alunos, auxiliados pela Equipe Pedagógica da SRE de Patos de Minas.

Na elaboração desse Projeto Pedagógico da Escola, levamos em consideração as respostas dos questionários socioeconômicas e histórico da Comunidade onde a Escola está inserida; do questionário socioeconômico dos alunos e do questionário enviado aos alunos relacionando as suas expectativas e as de sua família em relação à Escola. Das respostas às questões solicitadas quanto a suas expectativas com relação à Escola, enumeramos aqui algumas delas: boa formação do aluno; aprofundar o ensino; criar novas atividades (novas metodologias); buscar sempre a opinião dos alunos; que tenha bons resultados; que desenvolva mais projetos educativos; onde haja respeito e bom relacionamento entre professores e alunos; que se preocupe com o ensino (conteúdo); uma escola equipada com computadores para uso dos alunos; quadra de esportes; que dê segurança; que tenha uma boa aprendizagem; que seja organizada conforme a legislação vigente; que dê oportunidade pra quem não terminou os estudos; que propicie a garantia de um futuro de realização de sonhos, dentre outras.

Todo esse trabalho de investigação da realidade, articulado com a elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola, orientará as ações que deverão ser tomadas para a superação dos problemas e definição de novos objetivos e metas que a Escola deve tomar.

NOTA: No mesmo prédio funciona a Escola Municipal José Paulo de Amorim.

* Fonte: Escola Estadual Professor Manoel Lopes Nogueira, via Márcia Soares.

* Foto (10/08/2016): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe