9.ª CÂMARA MUNICIPAL – 28/04/1891 a 31/01/1892

Postado por e arquivado em CÂMARAS, PODER LEGISLATIVO.

JERÔNIMO Em 28 de abril de 1891 tomou posse a nova Intendência:

Jerônimo Dias Maciel, José Constantino de Freitas e Arthur Thomaz de Magalhães, tendo como adjuntos Olivério Teixeira dos Santos e Virgílio Xavier Lopes Cançado.

A primeira reunião aconteceu em 30 de abril. Nessa sessão foram demitidos Ananias Gonçalves Pinheiro, do cargo de Procurador e João Gualberto de Amorim, secretário. O primeiro, por proposta de Virgílio Xavier Lopes Cançado, por não ser de confiança do governo e, o segundo, demitiu-se pelo mesmo motivo. Foram nomeados: procurador, José de Santana; secretário, Francisco de Souza Maciel e, fiscal, Francisco Amâncio da Silva.

Na sessão de 1.º de maio, foi proposto que se oficiasse ao Governo, pedindo se transferisse a verba de 1:000$000 destinada a Lagoa Formosa e Santana, pela lei 3.714, de 13 de agosto de 1889, para o serviço de canalização d’água da Vila.

Ainda durante a Intendência, neste mesmo ano de 1891, o deputado Olegário Dias Maciel conseguiu uma verba de 1:940$000 para colocar um rego d’água em Santa Rita, que foi arrematada por Manuel Secundino Correia de Oliveira.

* Fonte: Uma História de Exercício da Democracia – 140 Anos do Legislativo Patense, de José Eduardo de Oliveira, Oliveira Mello e Paulo Sérgio Moreira da Silva.

* Foto: Jerônimo Dias Maciel, do livro Domínio de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in