ANTIGA PONTE DO RIO PARANAÍBA NA DÉCADA DE 1930

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Em 07 de fevereiro de 1926, o Diário de Minas traz notícia da construção da nova ponte do Paranaíba, em Patos sem ainda o “de Minas”, com 7 metros de largura, e com um arco único de 57 metros. Com largura para passagem de apenas um veículo, a pequena ponte foi construída toda em concreto armado¹. Nesta foto da década de 1930 percebe-se que a via de acesso ao logradouro era parca, não havendo uma estrada propriamente dita. Com o consequente crescimento da cidade, surgiu então uma ligação coerente. Até 1987, a via que parte da Praça Sete de Setembro no Bairro Nossa Senhora Aparecida e vai dar na ponte era chamada de Rua Brasília. No dia 14 de agosto daquele ano, através da Lei n.º 2.231, ela passou a ser denominada de Rua Joaquim Fubá. Apesar de muitos mapas da cidade apontarem o logradouro como “avenida” e que ultrapassa a ponte, a lei é bem explícita em determinar que não é avenida, e sim rua, e o nome de Joaquim Fubá é somente entre a praça e a ponte².

BAIXADA DO PONTE

* 1: Leia “As Antigas Três Pontes do Rio Paranaíba”.

* 2: Em “Enchente do Paranaíba em 1938” (publicada em 23/05/2014) nota-se um esboço do que viria ser a Rua Joaquim Fubá e a presença do primeiro imóvel em destaque.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

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